A visão sistêmica, enfim, é o olhar que permite enxergar de modo claro cada processo e cada negócio. é a visão do todo, buscando a excelência naquilo que diz respeito à organização, tanto no que se refere às coisas

Páginas: 33 (8156 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO PROCESSO DECISÓRIO DE GESTORES DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ATACADISTA/DISTRIBUIDORAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS DE FEIRA DE SANTANA

Antonio José Adorno Almeida
Bacharel em Ciências Contábeis – FAT
Pós Graduação em Contabilidade Gerencial – UEFS
antonioadorno@bol.com.br

RESUMO

Este artigo apresenta a importância das informações geradas pela contabilidade queauxilia os gestores das empresas de pequeno porte distribuidora/atacadistas de bebidas e alimentos da região de Feira de Santana, como um meio de informações no processo de tomada de decisão. Neste trabalho teve como escopo desse cenário, alguns usuários das informações contábeis como, por exemplo, os gestores, a quem demanda modelos elucidativos a criação ou não de riqueza por parte das empresas.Quais os aspectos fundamentais de sua utilização? No desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, buscando apresentar estudos e divulgar sobre o sistema de informação contábil, sua importância na tomada de decisão, e apresentar as características das informações para os gestores, utilizando de abordagem da pesquisa qualitativa e quantitativa, através daelaboração de um questionário aplicado aos gestores das empresas de pequeno porte distribuidora/atacadista de bebidas e alimentos de Feira de Santana. Mesmo obtendo um bom posicionamento nas respostas obtidas na aplicação do questionário, vale salientar algumas mudanças, com maior clareza quanto aos objetivos relacionados às ações implementadas nos critérios das informações gerenciais na forma deapresentação dos relatórios contábeis. De forma geral, busca-se também contribuir para fortalecer a consciência de que as informações contábeis precisam evoluir não apenas para prestar apoio mais eficaz à maximização da riqueza, mas também para colaborar na promoção do bem-estar social.

Palavra – chave: Informações, contabilidade, gestores, empresas de pequeno porte, tomada de decisão.

I –INTRODUÇÃO

1.1– CONTEXTO

A contabilidade é um instrumento que, por excelência, pode auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, uma vez que, registra, sistematiza, acumula, resume e interpreta os fenômenos que afetam e refletem as situações patrimoniais, financeiras e econômicas da empresa.
A informação contábil, estabelece padrões no inter-relacionamento da Contabilidade com osplanos orçamentários, podendo ser de grande utilidade no planejamento empresarial.
Para isto, faz-se necessário desenvolvimento de sistema que estruture a contabilidade, possibilitando identificar e executar os ajustes possíveis para se chegar às premissas de uma gestão, direcionada ao conceito de valor; isto é, desde que se pensou em organização como um meio cientifico ou técnico de dirigir, afuncionalidade do instrumento de gestão aparece como uma exigência lógica.
O valor preditivo seria a qualidade da informação de permitir que os usuários façam previsão quanto aos resultados que uma empresa poderá obter. Hendriksen & Breda (1999:97) afirmou que:

para que os dados contábeis sejam relevantes para tomada de decisão por investidores, eles devem servir de insumos paraos modelos de tomada de decisão desses investidores. E, como somente as expectativas quanto a objetivos e eventos futuros são relevantes para tais modelos, segue-se que, para que os dados contábeis sejam relevantes, devem proporcionar ou permitir predições de objeto ou eventos futuros.[1]

A partir desse principio, observar-se que as informações contábeis podem realizar melhorias, além daqualidade preditiva para as tomadas de decisões, possibilita também, oferecer informações com objetividade, interatividade e utilidade, em tempo real, atendendo perfeitamente as novas necessidades dos usuários, que buscam rapidez e precisão nas informações oferecidas de forma que possam contribuir para o processo de gestão.
A moderna gestão de empresas vem revelando importantes avanços em sua forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visão sistêmica da organização
  • Visão Sistemica e Processo
  • A VISÃO DE CADA EVANGELHO SOBRE JESUS
  • : TEORIAS SISTÊMICAS, VISÃO POR PROCESSO E VISÃO POR CENÁRIOS
  • Organização, comportamento organizacional e visão sistemica
  • Legislação, ética e respeito
  • No que diz respeito à visão de mundo é correto afirmar que:
  • A importância do profissional de TI com visão sistêmica da Tecnologia da Informação nos processos de negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!