A visão sócio cultural de vygotsky

Páginas: 7 (1632 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: MEDIAÇÃO DIDÁTICA II
PROFESSOR: JEAN OTONI
ALUNAS: 4º manhã NILZA; RAIMUNDA, RAPHAELLA, REJANI

Abordagem sócio-cultural de Vygotsky (1896-1934)
Vygotsky se empenha em estudar a consciência, utilizando concepções de Pavlov (teoria do condicionamento clássico), dialoga com Gestalt(Behaviorismo) e Piaget. Ele procurou tratar a consciência de uma forma objetiva e concreta, tendo como referência os meios que utilizamos para construir o conhecimento. Para ele, o que nos difere dos animais é nossa capacidade de mediar nossas relações, utilizando assim nossos processos psicológicos superiores (percepção, memória lógica, atenção voluntária, pensamento verbal começam a se formar nasrelações sociais através da linguagem, que segue uma rota que vai do plano interpessoal (fala interior) para o plano intrapessoal (fala exterior). Através do processo de internalização da sua cultura, as crianças fazem a mediação para que ocorra a linguagem.
Para Vygotsky o biológico não é suficiente para nos transformar em seres humanos, portanto é na relação com a cultura com a linguagem e como outro que nos construímos seres humanos. Ao internalizar estes processos culturais, os indivíduos não precisam da mediação, tornam-se independentes, construindo assim um modo próprio de ser, de pensar e de sentir, tendo a fala como organizadora, preponderante, das funções psicológicas superiores. Dessa forma a criança reconstrói individualmente os modos de viver, de sentir e de pensar dahumanidade e aprende a organizar seus próprios processos mentais.
Para a abordagem sócio-cultural, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém interdependentes sendo que a aprendizagem tem a função de despertar processos internos de desenvolvimento que ainda não se manifestaram nos indivíduos. Sendo então, o “o bom ensino” é que se adianta ao desenvolvimento, valorizando assim asinterações sociais na sala de aula.
Dessa forma, o sujeito aprende de forma ativa e única no seu processo de construção do conhecimento. Para tanto, a intervenção do professor é fundamental no processo do conhecimento como alguém que tem mais experiência, que conhece mais sobre o assunto, assim como as trocas entre crianças que são importantes no processo de ensino e aprendizagem. Assim, com ainteração de várias vivências que cada criança trás consigo e o professor também, o cotidiano escolar torna um ambiente de aprendizagem rico.
Ainda na visão da aprendizagem e do desenvolvimento, Vygotsky afirma que, ao contrário do que se pensa o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta do que o da aprendizagem e desta sequência surgem às zonas de desenvolvimento proximal.

ZDP –Zona de Desenvolvimento Proximal
Ao dominar uma operação qualquer, a criança está começando seu processo de desenvolvimento interno complexo. Assim, esta criança procura fazer uma criação de algo novo, construindo assim, o conceito de ZDP.
ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) é conceituada como (...) a distância entre o nível de desenvolvimento que se costuma determinar através da soluçãoindependente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou de companheiros mais capazes. (Vygotsky, 1989. P. 97)
Em outras palavras, a ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real (aquela que já se tem) e o desenvolvimento potencial (aquele que se quer alcançar).
Para a prática pedagógica, podemosdestacar duas interpretações mais expressivas, para atuar dentro de sala de aula. Primeiramente, a ZDP é considerada uma zona de construção, em que o aluno está no processo de construção do novo conhecimento. Segundo, a ZDP é considerada como um suporte ou andaime, para avaliar os problemas de ensino. Neste momento, o papel do professor é limitar a complexidade da tarefa até o nível em que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vygotsky: abordagem sócio-histórica e cultural
  • A leitura dentro da sala de aula, uma visão sócio-histórica e cultural.
  • Sócio cultural
  • socios culturais
  • Sócio cultural
  • Psicologia sócio-histórica | vygotsky
  • Vygotsky e o sócio interacionismo
  • Vygotsky e a psicologia sócio-histórica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!