a visão do psicologo hospitalar

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
2.3.3 O MANEJO DO PSICOLOGO HOSPITALAR

Segundo Souza (2003) o diagnóstico de câncer significa ameaça não só a integridade física do acometido mas, também, influencia suas relações interpessoais epossibilidades de vida, sonhos, realizações. Polin (1995), traz oito aspectos apresentados por pacientes acometidos por doenças crônicas que cabem também aos vivenciados por pacientes com câncer: “1)perda do controle sobre a vida; 2) mudanças na auto-imagem; 3) medo da dependência; 4) estigmas; 5) medo do abandono; 6) raiva; 7) isolamento e 8) morte. O medo da progressão da doença e da recidivasão outras preocupações constantes.” (apud Teixeira et. al., 2010, p. 44)
Para Carvalho (1999 apud TEIXEIRA et. al., 2010, p. 42), a definição dos meios teóricos e práticos da psico-oncologia partem doentendimento do câncer, seus processos, consequências físicas e psíquicas através do modelo biopsicossocial em que se apresenta.

“Além das questões psicológicas inerentes ao adoecer, outras têmreforçado o exercício do modelo biopsicossocial no atendimento à saúde: o reconhecimento da influência dos estudos emocionais sobre o agravamento, determinação ou recuperação física e a disposição dospsicólogos em querer transformar a qualidade de sobrevida dos pacientes.” (PIMENTEL et. al., 2009, p. 35)

Nos primórdios da psico-oncologia, Lawrence Leshan (1992 apud Teixeira et. al., 2010, p. 43)apresentou a conexão entre o aparecimento do câncer e o histórico emocional da vida do sujeito caracterizando o câncer como “a doença da não expressão”. Desta forma, preconiza a individualização dotratamento uma vez que cada pessoa é um ser único e possui necessidades distintas e particulares sendo compreendidas na interação entre os conteúdos genéticos e a experiência subjetiva de cada um.Dentro da abordagem humanista de Leshan há a busca pela transformação psicológica em comunhão com os tratamentos médicos, destacando os aspectos positivos dos sujeitos e não somente o que diz respeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologo hospitalar
  • Psicologia Hospitalar: formação do psicologo hospitalar
  • a atuação do psicologo hospitalar
  • Trabalho do Psicólogo Hospitalar.
  • Entrevista psicologo hospitalar
  • trabalho do psicólogo hospitalar
  • A terminalidade e atuação do psicólogo hospitalar
  • A atuação do psicologo hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!