A visão contingencial e suas mútliplas faces

Páginas: 2 (266 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
Resenha da 6a. sessão — Tema Entre o tradicional e o contemporâneo I – A visão contingencial e suas mútliplas faces
Aluno: Alfredo José Lopes Costa

A partir de uma série depesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias, nasceu a Teoria da Contingência. Ospesquisadores, cada qual isoladamente, procuravam confirmar se as organizações bem-sucedidas seguiam os pressupostos das teorias tradicionais. Os resultados levaram a uma nova concepção deorganização: a estrutura de uma organização e os seu funcionamento mostram-se dependentes da interface com o ambiente externo. Ou seja, não há uma única e melhor forma de seadministrar.

Chandler realizou uma investigação sobre as mudanças estruturais de grandes organizações comparando-as com sua estratégia de negócios. A idéia inicial era examinar sea atuação de diferentes empresas na mesma atividade teria o mesmo valor que um estudo sobre como uma única firma atuava em todas as atividades (1).

O autor dedicou-se aoestudo de quatro grandes corporações norte-americanas, que apresentavam estrutura descentralizada, multidivisional: Du Pont, GM, Standard Oil e Sears Roebuck.. Dessa investigação,alguns fatos ficaram claros, para ele: a análise das novas formas de administração surgidas exigiam um conhecimento sobre as formas anteriores e sobre sua história administrativa;as mudanças na estrutura organizacional estavam intimamente relacionadas com o modo como a empresa tinha se expandido; esses padrões de crescimento, por sua vez, refletiammudanças da economia norte-americana como um todo; e finalmente as reorganizações oram influenciadas pelo estágio em que as idéias sobre administração se encontravam à época (2-3).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma Visão da Empresa Baseada em Habilidades: Contextos Estratégicos e Contingenciais
  • Sinopse do artigo: uma visão da empresa baseada em habilidades: contextos estratégicos e contingenciais
  • Contingencial
  • As duas faces de um crime
  • Faces
  • Face
  • face
  • face

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!