A Violência na FamíliaTCCANHANGUERA

3223 palavras 13 páginas
A Violência na Família
A idéia de família remete a relações de proteção. Em geral, a família pensada e idealizada denota hegemonia. No Brasil, seria mais apropriado naturalizar a idéia de famílias, considerando a multiplicidade étnico-cultural. No entanto, é nesse refúgio que envolve as relações entre adultos, jovens e crianças, que a violência familiar ocorre, ganhando tal fenômeno relevância. Este artigo de revisão objetiva discutir a relação entre representações sociais de família e de violência no espaço das relações familiares a partir de estudos realizados com grupos sociais diversos. Tomou-se como base tese e dissertações da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Bahia. A leitura integral dos estudos foi acompanhada por uma ficha de registro. Os resultados apontaram a família como valor moral que dificulta o rompimento das relações de violência. Os paradigmas existentes nas áreas sociais e de saúde não respondem a consideração de fenômeno da violência familiar.
INTRODUÇÃO
"Família é a base de tudo"(1), afirmação taxativa como título de obra, fruto da emissão de conversas cotidianas dada como respostas freqüentes, de sujeitos variados, a questões colocadas por pesquisadores(as). Traz a idéia de família que parece circular na sociedade como "instituição afetiva" e harmoniosa; um lugar de proteção.
A família é abordada como refúgio, num mundo que não tem coração(2). É a base social, enfim, uma instituição que tem como características ser abstrata, higiênica, nuclear e privada(3). Pode-se afirmar que, na maioria das sociedades, essa parece ser a família pensada e idealizada.
Ao fazer referência à família, entretanto, dentre as primeiras questões que se pode colocar estão: que família é essa? Em que época essa família está situada? Que condições socioeconômicas possui? A que cultura pertence?
No entanto, cabe, aqui, ressaltar que a própria idéia de família é uma construção social e o modelo que hoje parece natural não é o único

Relacionados