A violência nas escolas públicas

Páginas: 15 (3731 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Curso de Pedagogia
Polo de Maceió- AL
Orientadora: Profa. Dra. Marina Caprio


RESUMO

Conceituar violência não é uma tarefa simples, pois essa tem larga amplitude, complexidade e ambigüidade. No cotidiano escolar, a violência, tem se tornado uma grande preocupação da sociedade porque mesmo não sendo um fenômeno novo, ultimamente tem vindo a assumirproporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema. Entende-se como cotidiano a violência que extrapola o muro das escolas. Percebem-se alunos com comportamento agressivo, atentando física e moralmente contra professores e demais colegas. Bater, falar mal, gritar, ignorar, humilhar, ameaçar. Essas pequenas e grandes violências chegam a cair na rotina e são parte da vidafamiliar de muitas crianças, o que repercute em todos os seus convívios sociais. Nas escolas são praticadas tentativas de tolher essa violência em seu espaço, porém, há falta de estudos efetivos e práticas que realmente sejam eficazes para que seja banido tal problema. Este trabalho se alicerçou em uma pesquisa bibliográfica, em autores variados, analisando diversos enfoques e teorias a respeitodo assunto, e nos possibilitou elaborar algumas reflexões sobre a escola que temos e a escola que queremos: com uma estrutura democrática, que estabeleçam vínculos de confiança, para então ajudar a combater e prevenir todas as formas de violência, valorizando a vida.


Palavras-Chave: Violência, Agressividade, Escola, Sociedade, Família


INTRODUÇÃO

A violência escolar é um dos temasque mais exige atenção dos profissionais da educação atualmente. Entretanto, pensar em violência escolar é remeter-se a cenas de alunos trocando xingamentos, socos, chutes, ou então, grupos de alunos depredando o patrimônio, munidos de armas ou drogas, comprometendo a integridade da vida escolar.
Um termo bastante atual para designar a violência escolar é o bullying, que pode trazer em si qualquerum desses atos violentos, contudo tem como principais características que possibilitam diferenciá-los de outras formas de violência, a intencionalidade e a repetição desses atos.
Ao longo deste trabalho será alvo de reflexão o papel da família na educação numa perspectiva até os dias de hoje; o fenômeno de violência e como ela se registra na sociedade; a violência nos jovens frutos da ausênciade referências positivas no meio onde se circunscrevem; análise da violência e seus implicados no contexto escolar e se poderá haver uma interação positiva ou não entre a escola e seus alunos. Serão também apontadas as causas da violência, sua prevenção e como o educador social, enquanto profissional qualificado, poderá agir na prevenção do fenômeno em questão.
No contexto sociocultural,entende-se que esse enfoque ajuda a compreender a complexidade da problemática educacional bem como as dificuldades encontradas pelos professores, pela escola e pela sociedade na busca de soluções para resolver esse problema. O estudo, com base em referencial bibliográfico, poderá ajudar no melhor entendimento do tema bem como para futuras investigações. Poderá também servir de auxílio no sentido de que osalunos e a escola tentem compreender a atual situação de violência das escolas para que possa fazer uma reflexão crítica sobre este assunto e organizar diretrizes que busquem solucionar ou, pelo menos, minimizar o problema melhorando a convivência no contexto da escola.
O objetivo geral do trabalho é investigar de que maneira os atos de violência vivenciados nas escolas repercutem naaprendizagem. Nessa perspectiva, pretende-se analisar as causas da violência no meio educacional e sua repercussão social, o papel do professor na superação da violência vivenciada na escola e apontar meios que devem ser utilizados pelos professores para evitar os atos de violência nas instituições escolares.
Supõe-se que os problemas e desajustes familiares interferem significativamente na geração da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas Escolas Públicas
  • Violência nas Escolas Públicas
  • A VIOLENCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO DF
  • VIolencia nas escolas publicas
  • A violência contra o professor na escola pública
  • Atividade educativa na escola: violência como problema de saúde pública
  • Bullying: a violência psicológica entre os muros da escola pública
  • Projeto de pesquisa sobre a violencia nas escolas publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!