A violência na escola

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MARIA DE ARAÚJO CASTRO

PESQUISA
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Ibotirama-Ba
2008

MARIA DE ARAÚJO CASTRO

PESQUISA
VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pesquisa em Serviço social.

Orientador: Prof. Daniel Sikorski e Franciele toscan Bogado.Ibotirama-Ba
2008

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DELIMITAÇÃO DO OBJETO ................................................................................04

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................05

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................07

5 REFERÊNCIAS......................................................................................................08

DELIMITAÇÃO DO OBJETO
Todas as crianças e adolescente têm direito a escolas onde existam alegria, amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um deles.
Asinstituições educacionais, assim como os seus profissionais, devem reconhecer a extensão e o impacto gerado pela prática do bullying entre estudantes e desenvolver medidas para reduzí-la rapidamente.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A violência é problema de saúde pública importante e crescente no mundo, com sérias conseqüências individuais e sociais, particularmente para os jovens, que aparecem nas estatísticascom os que mais morrem e os que mais matam.
Quando abordamos a violência contra crianças e adolecentes e a vinculamos aos ambientes onde ela ocorre, a escola surge como um espaço aínda pouco explorado, em relação ao comportamento agressivo existente entre os próprios estudantes. A violência nas escolas é um problema social grave e complexo e, provavelmente, o tipo mais frequënte e visível daviolência juvenil.
O termo “violência escolar” diz respeito a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc. Muitas dessas situações depedem de fatores externos, cujas intervenções podem estar além da competência e capacidade das entidades de ensino e de seus funcionários. Porém para um sem números delas, a soluçãopossível pode ser obtida no próprio ambiente escolar.
O comportamento violento,que causa tanta preocupação e temor, resulta da interaçaõ entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a família, a escola e a comunidade. Infelizmente, o modelo do mundo exterior é reproduzido nas escolas, fazendo com essas instituições deixem de ser ambientes seguros,moduladas pela disciplina,amizade e cooperação, e se transformem em espaços onde há violência, sofrimento e medo.
Há certas agressões crônicas que é conhecida como BULLYING; sendo o bullying um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, compreende todas as formas agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivaçaõ evidente, causando dor e angústia.
O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002,envolvendo 5875 estudantes de 5ª a 8ª séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente em atos de bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos,10,9% alvos/ autores e 12,7 autores de Bullying.
Aqueles que participavam de bullying contra seus colegas no âmbito escolar, poderão levar para a vida adulta o mesmocomportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou criminosos.

2 JUSTIFICATIVA
A violência na escola é uma das grandes causas de peocupações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!