A violência contra o idoso no brasil

Páginas: 12 (2953 palavras) Publicado: 14 de março de 2012
CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS


Nathália dos Santos Sousa
Julianele Silva de Freitas
Rosângela de Sousa Lima de Freitas
Cleudimar Feitosa Veras



VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO BRASIL:
REALIDADE DA CRUELDADE, ABANDONO E DESRESPEITO CONTRA A VIDA.











PRESIDENTE DUTRA – MA
SETEMBRO DE 2011
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NOBRASIL:
REALIDADE DA CRUELDADE, ABANDONO E DESRESPEITO CONTRA A VIDA.

Nathália dos Santos Sousa
Julianele Silva de Freitas
Rosângela de Sousa Lima de Freitas
Cleudimar Feitosa Veras



RESUMO

O estudo do fenômeno social chamado violência, com olhar de investigação para as causas e efeitos de tal situação, neste presente artigo propõe um olhar analítico do problema, com o objetivo deinvestigar a violência contra o idoso, caracterizando o perfil dos agressores e análise das manifestações da violência, suas formas de prevenção e coação dessa ação. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo, trazendo a compreensão por meio de estudo bibliográfico, mostrando diferentes tipos de violência contra o idoso.Tal atitude vista como ato de crueldade, traz manifestações físicas epsicológicas na vida daqueles que sofrem as agressões sendo possível identificar os atos e tomar medidas de segurança para proteger o idoso abusado.



Palavras – chaves: violência, investigar, idoso, agressões.


INTRODUÇÃO

A violência é um fator da agravante destruição que o mundo contemporâneo vive na atualidade, é motivo de destruição de milhares de lares pelo mundo inteiro,de vários problemas sociais e de gastos sem precedência realizados pelos órgãos responsáveis pelo controle e prevenção desse fenômeno.
Existem diferentes tipos de violências praticadas contra indivíduos indefesos, e também diferentes grupos sociais que praticam a violência. Assim como há diferentes formas de se praticar essas atrocidades. É o caso da violência física e psicológica.Os idosos no Brasil sofrem constantes ataques de maus tratos. Em muitos, as violências contra os idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação e preconceito, pois muitos são vistos como descartáveis e peso social. O Estado que deveria apoiá-los e protegê-los, o fazem sob forma de omissão quanto a políticas e programas de proteção específicos, este deveria fazer intervençõespertinentes em cada caso dentro do possível fazendo um trabalho multidisciplinar e se preciso até mesmo fazer o uso da lei para denunciar maus tratos contra idosos coibindo qualquer tipo de violência contra eles.
.A mídia tem feito exposição da situação alarmante que tem trazido a violência. Uma onda de devastação que tem matado fisicamente e psicologicamente milhares de vidas todos os dias, e é merecedorade estudos e investigações. Por ser ela vitimadora de pessoas ou seres que possuem baixo poder de defesa, torna-se um ato de crueldade e também de covardia, como ocorre em atos de violência contra criança, mulheres e idosos.
Todo um contexto que envolve a problemática da violência principalmente contra o idoso trouxe motivos para a necessidade de uma investigação a respeito doassunto para assim divulgar dados levando ao conhecimento da população e identificando as agressões.
Essa investigação tem como o objetivo mostrar os tipos de violência que são praticadas contra o idoso no Brasil, como também trazendo as características ou o perfil dos agressores analisando as manifestações deste tipo de violência, demonstrando as formas de prevenir e dar fim a esseterror. É necessário identificar os atos e tomar medidas de segurança para proteger o idoso abusado, ou mesmo afastar do convívio daquele que no ato da situação cuida deste.
A metodologia utilizada para obter tais informações, foi a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica trazendo a compreensão através da análise do fenômeno em estudo mostrando diferentes tipos de violência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra idoso
  • Violencia contra idosos
  • A violência contra o idoso
  • violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • Violência Intrafamiliar Contra o Idoso
  • Violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!