A violência contra crianças e adolescentes

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A SOCIEDADE NA LUTA CONTRA AS VIOLÊNCIAS COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VIEIRA, Edison.
OLIVIERA, Camila da Silva.
CAPPONI, Renan Felipe.

Resumo:
A violência que é exercida pelos jovens nas escolas, nas ruas, em entidades de acolhimento, nas prisões faz parte de uma realidade que não podemos deixar de lado. A sociedade tem que se organizar contra estes acontecimentos. As famílias, muitasvezes deixam da sua função educativa, colocando a responsabilidade toda sobre as instituições de ensino, fazendo com que ela se responsabilize pela educação de seus filhos. Contudo, esta confusão, se encontram as crianças, que agem conforme aquilo que vêm, e com os estímulos do meio em que vive meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências questionáveis de forma fazendo com quese coloque em questionamento a educação da criança ou do adolescente.

Palavras-chave: escola; violência; família; sociedade.

INTRODUÇÃO:
Em todo o país podemos encontrar crianças e adolescentes vítimas de maus tratos verbais, psicológicos e físicos. Muitos pais não tem uma educação formada por seus próprios pais, - no caso dos avós dessas crianças -, e acabam infringindo os direitosdestas. Mas, com todo o histórico familiar, passando por muitas dificuldades, nossas crianças e adolescentes continuam sofrendo maus tratos em escolas, trabalhos e muitas vezes nas ruas, onde se encontram em conflito com outras e até mais adultas do que elas. Com todos os tipos de violências contra estas crianças e adolescentes o país ainda não conseguiu conter tanta agressividade, mesmo criando oEstatuto da Criança e do Adolescente, também na utilização dos Direitos Humanos.

1. A VIOLÊNCIA COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Há estudos que comprovaram que a violência acontece quando os pais têm atitudes agressivas e de diversas formas através de separações, rejeições e outras interferências da família no exemplo de brigas. As crianças assistem a desenhos animados, nos quais os personagensutilizam a violência para conseguir realizar os seus desejos, são atos nobres tais como salvar um amigo em perigo ou para salvar o planeta, mas não percebendo o tipo de violência que o desenho está demonstrando. O poder de sedução da televisão e a capacidade das crianças imitarem seus heróis formam uma cumplicidade que atua perigosamente na formação destas. Qualquer pessoa é capaz de exercer atosviolentos. Tanto quanto aos adolescentes que se encontram em instituições de integração social, bem como os que estão em prisões, em carceramento, sofrem com discriminações, agressões e podendo dizer com todos os tipos de maus tratos. Podemos dizer também que em determinados lugares do País, tem mulheres que se encontram em situações precárias de detenção, podendo até serem colocadas junto de homenscriminosos no caso de uma mulher do Estado do Pará na cidade de Abaetetuba que foi presa e colocada junto a estes, foi até vítima de abusos sexuais, ai todos perguntam como que exercem os DIREITOS HUMANOS das pessoas? Pode ficar assim a vida de uma mulher que foi humilhada por criminosos? Terá tratamento psicológico?
No entanto, a diretora da Rede Social de Justiça e de Direitos Humanos, MariaLuiza Mendonça disse que no Brasil as populações mais pobres dos campos e das cidades são as que mais sofrem violações aos Direitos Humanos, e tem causas na violação de direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Podemos verificar até aqui em nossa região e em nossa cidade, na PEC (Penitenciaria Estadual de Cascavel) que também é feito denuncias de abusos contra menores, tal abusosconsiderados como violência física, abuso de autoridade e situação precária.
Também podemos citar várias causas da violência, como no caso de cultura familiar, puxando a responsabilidade primeiramente para a família, pois é onde acontece o primeiro passo para a violência doméstica contra as crianças e mulheres.

“A violência pode igualmente ser considerada de âmbito público ou de âmbito privado. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violencia contra a criança e adolescente
  • Violência contra criança e adolescentes
  • Violência contra crianças e adolescentes
  • VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • Violência contra criança e adolescentes
  • violencia contra criança e adolescente
  • violencia contra criança e adolescente
  • Violência contra a criança e o adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!