a vida

Páginas: 14 (3328 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
INTRODUÇÃO 

Dificuldades de aprendizagem é um termo genético que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas. Estas desordens, presumivelmente devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, são intrínsecas ao indivíduo e podem ocorrer durante todaa sua vida. Problemas nos comportamentos auto-reguladores, na percepção social e nas interacções sociais podem coexistir com as DA, mas não constituem por si só uma dificuldade de aprendizagem.
Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras condições de incapacidade (por exemplo, privação sensorial, deficiência mental, perturbação emocional grave) ou cominfluências extrínsecas (tal como diferenças culturais, ensino inadequado ou insuficiente) elas não são devidas a tais condições ou influências.
O nosso trabalho visa no seu conceito, o seu processo e as causas que originam estas dificuldades, sejam elas orgânicas ou sócias.
















Fundamentação Teórica
No estudo de caso pudemos observar um aluno com capacidade deaprendizagem comprometida em decorrência de avaliações que serviram para rotular o mesmo. A mãe relata que o filho nasceu prematuro e que o médico alertou sobre uma possível deficiência causada pelo fato de terem nascidos gémeos e prematuros sendo a irmã gémea mais saudável.  
Apesar de apresentar um desenvolvimento dentro das características normais, a mãe relata que o filho apresentava comportamentosdiferenciados e, com o início de sua escolaridade, foram confirmados pelos relatos da professora. Estas observações levaram a mãe a acreditar ainda mais que o filho não tinha capacidade para aprender.  
Passou por diversos profissionais, foi submetido a diferentes tipos de exames e chegou a ser matriculado em uma Classe Especial. Estes fatos levaram a uma baixa auto-estima e uma ideia de que nãohavia possibilidades de aprendizagem para este aluno.  
Casos como este são comuns na Rede Escolar.  Diversas crianças são encaminhadas diariamente para profissionais na tentativa de tentar entender o que se passa com a criança, porém, com a devolutiva, ficam sem saber o que fazer para reverter o quadro.  A avaliação realizada, nestes casos, acaba por gerar um rótulo para o aluno que fica sendoconsiderado limitado em algumas funções. Este rótulo vai funcionar para justificar todos os fracassos apresentados no decorrer do tempo.  Em casos mais graves, mas que ainda acontecem, esses alunos são segregados e recebem actividades diferenciadas que não oferecem desafios. São considerados incapazes de resolver situações que outros alunos desenvolvem.  Os profissionais envolvidos, muitas vezes seesquecem de verificar, analisar e estimular as habilidades das crianças.  
Certamente as avaliações são muito importantes para identificar as habilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos, porém seus resultados devem direccionar o profissional para a busca de soluções que possam auxiliar o aluno a desenvolver suas potencialidades.  Os profissionais da Educação devem, portanto, estar semprebuscando conhecimentos, ou seja, uma formação permanente, ambicionando como reflexo resultados mais acertivos, onde para isso, as actividades precisam ser elaboradas com objectivos específicos e claros para atender à heterogeneidade dos alunos de uma mesma classe.  
Detalhar factores que dificultam o processo de aquisição da leitura e da escrita na alfabetização e poder compreender o que ocorre,como ocorre e nessa perspectiva recorrer a uma análise estritamente didáctica levando em conta a natureza da instituição que realizará, as pressões e as restrições que lhe serão inerentes, prevendo como articular a proposta que se tenta levar à prática, certamente contribuirá para melhor entender as dificuldades encontradas pelas crianças, como elas se apresentam e o que poderá ser feito em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vida a vida
  • Vida vida
  • Vida e vida
  • SUA VIDA MINHA VIDA
  • Sua vida a nossa vida
  • A vida
  • Vida
  • A vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!