A vida politica

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
Trabalho
de
Filosofia



Governo do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação
Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello

Professor: José Francisco
Disciplina: Filosofia
Serie: 3º
Turma: “B”
Turno: Manhã
Aluna: Estefany Gabriela Dias da Silva
Nº 10












Perguntas
1. Explique por que a situação das ciências humanas é muito especial no conjunto dasciências
2. Quais as principais objeções que foram feitas as ciências humanas?
3. Antes da constituição das ciências humanas, quais foram os três principais períodos de estudo do humano? Resuma brevemente cada um deles.
4. Como o historicismo pensava os fatos humanos? Quais os problemas do historicismo que não puderam ser resolvidos por seus seguidores?
5. Explique qual a proposta de Max Weberpara superar os problemas do historicismo.
6. Qual a principal contribuição da fenomenologia para as ciências humanas?
7. Qual a principal contribuição do marxismo para as ciências humanas?
8. Qual a principal contribuição do estruturalismo para as ciências humanas?

















Resposta
1. A situação de tais ciências e muito especial. Em primeiro lugar, porque seu objeto ébastante recente: o homem como objeto cientifico é uma ideia surgida apenas no século XIX. Em segundo lugar, porque surgiram depois que as ciências matemáticas e naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade de métodos e conhecimentos científicos, de modo que as ciências humanas foram levadas a imitar e copiar o que aquelas ciências haviam estabelecido tratando ohomem como uma coisa natural matematizável e experimental. Em terceiro lugar, por terem surgido no período em que prevalecia a concepção empirista e determinista da ciência também procuraram tratar o objeto humano usado os modelos hipotético – indutivos e experimentais de estilo empirista, e buscavam leis causais necessárias e universais para os fenômenos humanos.

2. A ciência lida com fatosobserváveis, isto é, com seres e acontecimentos que, nas condições especiais de laboratório, são objetos de experimentação.
A ciência busca as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos.
A ciência opera por analise (decomposição de um fato complexo em elementos simples) e síntese (recomposição de fato complexo por seleção dos elementos simples, distinguindo os essências dosacidentes).
A ciência lida com os fatos regidos pela necessidade causal ou pelo principio do determinismo universal.
A ciência lida com os fatos objetivos, isto é, com os fenômenos depois que foram purificados de todos os elementos subjetivos, de todas as qualidades sensíveis, de todas as opiniões e todos os sentimentos, de todos os dados afetivos e valorativos.
3. Período do humanismo: inicia – seno século XV com a ideia renascentista da dignidade do homem como centro do universo, prossegue nos séculos XVI e XVII com o estudo do homem como agente normal, politico e técnico artístico, destinado a dominar e controlar a natureza e a sociedade....
Período do positivismo: inicia – se no século XIX com Augusto Comte, para quem a humanidade atravessa três etapas progressivas, indo asuperstição religiosa à metafisica e à teológica para chegar finalmente à ciência positiva, ponto final do pregresso humano. A concepção positivista não termina no século XIX com Comte, mas será umas das correstes mais poderosas e influentes nas ciências humanas em todo o século XX.
Período do historicismo: desenvolvido no final do século XIX e inicio do século XX por Dilthey, filósofo ehistoriador alemão. Essa concepção, herdeira do idealismo alemão ( Kant, Fichte, e Schelling Hegel), insiste na diferença profunda entre homem e natureza e entre ciências naturais e humanas, chamadas por Dilthey de “ ciências do espirito ou da cultura”.

4. O fato humano é histórico ou temporal: surge no tempo e se transforma no tempo. Em cada época histórica, os fatos psíquicos, sociais políticos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida politica
  • A vida politica
  • vida politica
  • a VIDA POLITICA
  • A vida Política
  • vida politica
  • Vida Política
  • Vida politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!