A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA 1

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 8 de março de 2015
A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA


Cap. 1 Ninguém esta contente com a escola

Todo mundo vive se queixando da escola. Mas cada um, pensa que o culpado desse mau funcionamento são sempre os outros. Não se entende nem se chega a raiz do problema.


1.2 Os pais estão preocupados e insatisfeitos

Os pais estão muitos preocupados nem todos os filhos conseguem ter vaga na escola e , mesmo os queconseguem,logo de cara começam a ter resultados muito ruins.Para a maioria,os responsáveis pelos maus resultados obtidos por seus filhos sai as próprias crianças ou então os professores. Os pais se sentem meios culpados porque não são capazes de ajuda os filhos como gostariam nos deveres de casa e na preparação dos exames.

1.3Os professores se sentem cansados e frustrados

Os professores porsua vez se sentem sobrecarregados e desvalorizados e m seu trabalho. Alem do descontentamento com salários irrisórios que recebem e que não lhes permitem viver dignamente.Os professores ao perceber a dificuldade da criança para seguir o programa e também sua mal preparação para esse trabalho,assim muitos se desinteressam da sorte de seus alunos.

1.4 Os alunos sentem que a escola não foi feitapara eles

A escola não tem nada que ver com sua vida de todo dia,dentro dela não há lugar para seus problemas e preocupações. Pouco a pouco eles, vão perdendo as motivações para continua se sentem realmente incapazes de aprender e vão se resignando a um fracasso que vai marear o resto de suas vidas.

Cap.2 As expectativas,promessas e realidades da escola

2.1 A escola e vista como uma escada quepermite a gente subir na vida

Ninguém esta contente com a escola que esta ai mas todo mundo sonha com outra uma escola que funcione bem e que cumpra seu papel.Essa expectativa em relação ao que a escola pode e deve fazer e ainda mais forte nas camadas sociais mais pobres. O sucesso nos estudos seria a grande oportunidade oferecida a todos para compensar as desigualdades de dinheiro,de importânciae de posição social.


2.2 A lei diz que a escola existe para todos

A lei assegura que a escola deve ser democrática,isto e , ela deve estar aberta a todos,mas isso nem sempre foi assim. Durabte muito tempo a escola esteve resevarda a uma pequena minoria. A grande esperança de todos os que lutarqam pela escola obrigatória e gratuita e que com um ponto de partida igual para todos e com ummesmo percurso a ser percorrido por todos. A escola seria realmente democrática.


2.3 A realidade da escola desmente todas suas promessas

A realidade da escola desmente suas promessas de acesso igual para todos. As estáticas sobre os resultados escolares contradizem a esperança de que a escola posse servir de escada para que todos conseguiam melhorar de vida.Todo mundo espera que a escolacumpra seu papel que e o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos.Ela só educa e instrui uma minoria .A grande maioria e excluída e marginalizada.

2.4 Nem todos tem acesso a escola

Apesar de a lei dizer que a educação e um direito e dever de todos. Em conseqüência , a escolas,que devia atender a todos ,na verdade atende mais e melhor as crianças dos grandes centros urbanos e dasregiões mais desenvolvidas do pais, o que so faz agrava as desigualdades entre regiões ricas e pobres.

2.5Muitos dos que entram são reprovados

Um grande numero dos alunos que conseguem matricular-se na 1 ª serie e, no etanto,reprovado nos exames de fim de ano e obrigado a repetir o ano ou sair da escola.As reprovações e repetências continuam nas series seguintes.Diminuem na medida mesma em queaumenta o numero de alunos que para de estudar e abandona a escola.

2.6 Poucos conseguem terminar a escola obrigatória

O numero de alunos que abandonam de vez os estudos aumenta consideravelmente a parti dos 10-11 anos. Mas a escola faz de conta de que ninguém trabalha e coloca exigências que os que trabalham não tem tempo nem condições de cumprir , as reprovações e repetências vão se acumulando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida na escola e a escola da vida
  • A vida na escola e a escola da vida.
  • A escola da vida e a vida na escola
  • A vida na escola, e a escola da vida
  • A vida na escola e a escola da vida
  • A vida na escola e a escola da vida
  • A vida na escola e escola na vida
  • A vida na escola e a escola da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!