A VIDA IMORTAL DE HENRIETTA LACKS

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

EUGENIA CRUZ SANTOS


A VIDA IMORTAL DE HENRIETTA LACKS


Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade Ages como um dos pré- requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Sociologia no 3º período, sob orientação do Prof. Dr.José Marcelo


Paripiranga
Abril de 2014SKLLOT,Rebecca.A vida imortal de Henrietta Lacks:tradução Ivo korytowski.São Paulo:Companhia de letras,2011.

Resumo da obra
O livro narra a história de Henrietta Lacks que na verdade esse não é seu nome de batismo,uma ex-lavradora de tabaco,negra descendente de escravos, nasceu em 1920 e aos trinta anos mãe de cinco filhos descobriu que tinha câncer.Sentia um caroço na altura do útero, mas sempre escondeuas dores da sua família, notou que a cada dia estava se desenvolvendo e causando sangramento.Em seguida procurou o médico para descobrir o diagnóstico. Após ser coletado uma amostra para biópsia descobriu um tumor cervical que se alastrava muito rápido. Mas antes de morrer suas células foram extraídas por um cirurgião,vaias células já foram extraídas por cientistas mas sempre terminavam morrendo.Ao contrário das células de Henrietta elas se reproduziam a cada 24 horas,tornaram-se as primeiras células humanas a se reproduzir em laboratório.essas células fizeram parte de várias pesquisas,como dos genes que causam câncer e os que suprimem, auxiliando na produção de remédios, no tratamento de várias doenças. Enfim suas células foram muito importantes para a medicina. No decorrer da obraencontraremos histórias complexas,éticas e raciais da vida de Henrietta
Credenciais do autor
Escreve sobre ciência e publicou artigos em veículos como The New York Times Magazine, Discover e O: The Oprah Magazine. Atualmente colabora como editora na revista Popular Science e é editora convidada do The Best American Science Writing 2011. Foi correspondente na NPR's Radiolab e na PBS's NovaScienceNOW. Lecionou escrita científica e de não ficção nas universidades de Nova York, Memphis e Pittsburgh. A vida imortal de Henrietta Lacks, seu primeiro livro, tornou-se best-seller imediato nos Estados Unidos, recebeu inúmeros prêmios e está sendo traduzido para mais de vinte línguas. Será adaptado para a televisão pela HBO, com produção de Oprah Winfrey e Alan Ball.
Parte I VIDA
As pessoasficaram ricas às custas da minha mãe, e a gente nem sabia que tinham pegado as células dela, e a gente não recebeu um centavo. Antes eu ficava tão furiosa com isso que ficava doente e tinha que tomar remédios. Mas não tenho mais força para lutar. Só quero saber quem foi minha mãe.( SKLOOT,2011, p.28)

O Hopkins era um dos melhores hospitais da região. Construído em 1889 como um hospital de caridadepara enfermos e pobres, ocupava quase cinco hectares no local de um antigo cemitério e asilo de loucos, no leste de Baltimore. Suas enfermarias públicas estavam lotadas de pacientes, a maioria negros sem dinheiro para pagar médicos particulares. David levou Henrietta por uns trinta quilômetros de carro até lá não porque os dois preferissem, mas por ser o único hospital, num raio de quilômetros, quetratava de pacientes negros. .( SKLOOT,2011, p.33)

Encheu a banheira deitou-se na água morna e abriu as pernas. Com a porta fechada para filhos, marido e primas, Henrietta enfiou um dedo na vagina e apalpou o colo do útero até encontrar o que desconfiava que encontraria: um caroço duro, bem no fundo, como se alguém tivesse alojado uma bola de gude à esquerda da abertura do seu útero.(SKLOOT,2011, p.33)

Ela mal lia ou escrevia, e não estudara ciências na escola. Como a maioria dos pacientes negros, só foi até o Johns Hopkins quando percebeu que não tinha outra escolha. Jones ouviu Henrietta contar sobre a dor, o sangue. “Ela diz que sabia que havia algo de errado com o colo do útero”, ele escreveu mais tarde. “Quando indagada por que sabia, respondeu que sentia como se tivesse um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os imortais
  • |Imortal|
  • julieta imortal
  • A ALMA É IMORTAL?
  • Medusa Imortal
  • Minha amada imortal
  • grandes imortais
  • Amada Imortal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!