A vida de Sócrates

Páginas: 3 (684 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Filho do escultor Safrônico, e de uma parteira, e nascido em Atenas por volta de 470 a.C., Sócrates foi um filósofo grego cujos ensinamentos formaram a base da Filosofia Ocidental. Considerado um dosmaiores gênios de todos os tempos, se tornou famoso por ver a Filosofia como sendo necessária para todas as pessoas inteligentes. Sócrates permaneceu na história como um exemplo de um homem que viveude acordo com seus princípios, mesmo que esses custassem a sua vida.
Quando jovem, tentou seguir o mesmo caminho de seu pai. Ele recebeu uma educação elementar em Literatura e Música e tambémserviu ao Exército, lutando bravamente na Guerra do Peloponeso e em várias outras batalhas.
Sócrates ensinava Filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nuncacobrou por aulas; ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas. O filósofo também acreditava que sua missão era procurar oconhecimento sobre a conduta correta, pela qual ele poderia guiar uma melhora intelectual e moral dos cidadãos de Atenas.
Sócrates pautava sua vida no conhecimento e procurava poetas, políticos, artistas,entre outros. Ele falava com as pessoas e chegou à conclusão que nenhuma delas era sábia. Em um dos seus discursos mais conhecidos, Sócrates se manifesta abismado e diz que muitos clamam que sabem averdade sem estarem cientes de sua ignorância. Por outro lado, Sócrates sabia que nada sabia.
Ele acreditava na superioridade da fala sobre as palavras escritas. Desta feita, nunca escreveu seusensinamentos. Ele criticava a palavra escrita chamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se podem fazer perguntas a uma palavra escrita. Os ensinamentos de Sócrates que encontramos atualmenteforam escritos por seus discípulos. De seus discípulos lemos mais os diálogos escritos por Platão ou por Xenofontes. Porém, nos diálogos, Platão faz do personagem Sócrates porta-voz de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida de socrates
  • A vida de Sócrates
  • A vida de socrates
  • A vida de sócrates
  • Vida de socrates
  • Vida de Sócrates
  • A Vida de Sócrates
  • A vida de Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!