A vida de néstor garcia canclini

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Indústria Cultural (Escola de Frankfurt)
A Escola de Frankfurt foi fundada em 1924, como Instituto de Pesquisas Sociais, e formada principalmente por pensadores e cientistas sociais alemães. E estestinham como objetivo entender e esclarecer os novos parâmetros sociais, a realidade vigente, propostos pela ascensão do capitalismo no século XX, com base nas teses de Marx, Freud e Nietzsche.
Doispesquisadores frankfurtianos,os filósofos T. W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973)prouseram um conceito para explicar o modo com que o capitalismo estava influenciando nas relaçõescomunicativas e culturais da sociedade, A industria cultural.Para eles o termo industria cultural referia-se à conversão da cultura em mercadoria,influenciada principalmente pela expansão dos meios decomunicação de massa.
Com a comercialização excessiva da cultura, esta passou a ser orientada, na maioria das vezes, somente em função de consumo de mercado. O que acarretou em um empobrecimentointelectual da sociedade, e na desvalorização da arte. “A enxurrada de informações precisas e diversões assépticas desperta e idiotiza as pessoas ao mesmo tempo” ( Adorno e Horkheimer [1947] ).
A indústriacultural nos dias atuais dita regras, estabelece tendências, define modelos a serem seguidos, o que segundo Adorno impede a formação de indivíduos autônomos independentes, capazes de julgarconscientemente. ”O consumidor não é soberano como a indústria cultural, quer fazer crer, não é seu sujeito, mas o seu objeto” (Adorno, 1967).
Na apresentação dos trabalhos da Semana De Comunicação, no trabalho:A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO CONSUMO E PRODUÇÃO DE MÚSICA: um novo modo de produzir e consumir de Rafael Figueiredo da Silva Batista. Percebemos uma estreita ligação entre o consumo nas mídiassociais com o conceito de indústria cultural, através da viralização(termo popular utilizado na internet, algo viraliza quando tem vários acessos rapidamente,se tornando popular) da arte, musicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Néstor García Canclini
  • Resumo culturas híbridas – néstor garcía canclini
  • Resenha do livro cidadãos e consumidores de nestor garcia canclini
  • Resenha do livro “Consumidores e Cidadãos”, de Néstor García Canclini
  • CANCLINI Néstor García Contradições Latino americanas IN Culturas Híbridas
  • Canclini, nestor garcia. culturas híbridas. são paulo: edusp, 1998
  • Resenha. canclini, néstor garcía. leitores, espectadores e internautas. tradução de ana goldberger. são paulo:...
  • Canclini

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!