a vida de ezster ficha de leitura

439 palavras 2 páginas
Ficha de Leitura : A vida de Ezter
O Autor:
Nome do Autor: Sándor Márai
Data de nascimento: 11 de abril 1900
Data da morte:21 de fevereiro de 1989
Ocupações: escritor e jornalista húngaro
Outras obras: As velas ardem até ao fim, A mulher certa, Rebeldes, Divórcio em Buda , A conversa de Bolzano entre outras
A obra:
Resumo:
Este livro tem como cenário principal a vida de duas mulheres idosas, Eszter e a prima pobre Nunu, ambas solitárias que esperam já muito pouco da vida. Nunu era ama das crianças filhas da casa, tendo cuidado inclusive de Eszter e dos seus irmãos, Vilma e Laci. A existência das duas últimas habitantes daquela casa de família é perturbada por uma visita, inesperada pela longa ausência, que se faz anunciar por carta. Trata-se de Lajos, viúvo de Vilma e o grande amor de juventude de Eszter, que a trocara pela irmã mais velha Vilma. Trata-se da descrição de todo um processo que mostra um engenhoso esquema de manipulação, partindo da fragilidade de Eszter vítima de uma desilusão amorosa na adolescência e da qual carrega as feridas ainda mal cicatrizadas, ao longo de mais de duas décadas. Apos a chegada de Lajos e de longa conversa com ele e sua filha Éva , Ezster é de certa forma manipulada por Lajos de forma a poder ficar com a sua casa e jardim. Mesmo sendo avisada por Endre amigo da família , Eszter segue com a sua decisão assinando assim os documentos entregando o que lhe resta a Lajos . Em troca Lajos promete- lhe cuidados de vida básicos para ela e Nunu .

A parte mais interessante do livro:
A chegada de Lajos e a sua conversa com Eszter assim como a conversa da mesma com Eva

A parte menos interessante do livro:
A parte antes de Eszter receber o telegrama de Lajos e a espera da sua chegada.
A apreciação crítica do leitor:
Duas frases marcantes:
“sempre gostara mais das ideias do que da realidade provavelmente porque as ideias são menos perigosas e mais fáceis de atingir”
“reencontrar alguém que amámos não é como voltar ao «lugar do

Relacionados