a vida é um sopro

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é um arquiteto brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907 e criado no bairro das Laranjeiras.
“A vida é um sopro” é uma aulade história, de cultura de sociedade e desenvolvimento, mas acima de tudo, de vida. Conta de forma simples e descontraída a história de sua infância, sua vida dentro da arquitetura e como criou seusprincipais projetos.
Quem sabe o mundo não seria melhor sem os homens?” Niemeyer começa este documentário sobre sua vida citando esse pensamento.
O que o homem faz? Niemeyer veio ao mundo com umamissão. Construir. E fazendo uso da arquitetura deu ao mundo sua visão, com formas sensuais e inovadoras, uma novo conceito de arquitetura contemporânea.
A forma e a função da arquitetura sãoconceitos que precisam andar juntos, porém Niemeyer em suas obras dizia que a beleza é importante, tão importante que se esquece a função enquanto se admira.
Para o grandioso arquiteto a arquitetura éinvenção, não tem regras. É como acordar no meio da noite fazer um desenho, um esboço e voltar a dormir. Foi assim com a mesquita da Argélia.
Ele mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com aintrodução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. É importante a relação de volumes e espaços livres. Fala sobre seu ideal de uma sociedade mais justa e dequestões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.
“A vida é um sopro. Nasceu, morreu fodeu-se”. Foi a partir dessa declaração audaciosa do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyerque o autor se inspirou para criar o título do seu documentário. Trata-se de um longa no qual Oscar Niemeyer mostra como revolucionou a arquitetura moderna com a introdução da linha curva e aexploração de novas possibilidades do concreto armado. Orgulhoso, ele compara suas criações com obras de arte. “De um traço nasceu a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida um sopro
  • a vida é um sopro
  • a vida é um sopro
  • a vida e um sopro
  • A vida é um sopro
  • Documentario ‘‘A vida e um sopro“
  • Amor Trabalho A Vida Um Sopro
  • A vida é um sopro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!