A vertente marxista

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A VERTENTE MARXISTA ORIGINADA NO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL REMETE A PROFISSÃO O ENFRENTAMENTO DA POBREZA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE.

Pobreza, Desigualdade Social, Política Pública, Assistência Social.

A história brasileira é marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Os recursos destinados ao seu enfrentamento nunca foram suficientes paraseu efetivo combate. Talvez o seu auge esteja nos anos 80, a chamada década perdida, pois, neste período, a pobreza torna-se tão gritante que passa a ser o tema central da agenda social, haja vista a extrema distância observada entre os poucos ricos e os muitos miseráveis, verificando-se “antinomias entre pobreza e cidadania. ” 
Fica evidente que a pobreza constitui violação aos Direitos Humanos eque políticas públicas devem ser implementadas com o fito de erradicá-la, garantindo a todos os cidadãos igualdade de oportunidades, de participação social, bem como a distribuição de rendas, sempre visando a emancipação do ser humano.
O serviço social tem uma rica trajetória de trabalho direto com a população e de proximidade com o modo de vida cotidiano das pessoas. No exercício profissional,o assistente social desenvolve ações voltadas para a mobilização e organização da comunidade, de modo a contribuir na conquista e garantia dos direitos do cidadão. Neste sentido, mesmo reconhecendo o alcance circunscrito da política de Assistência Social no combate à pobreza e na diminuição das desigualdades não se pode desconhecer seu significado como direito. Mesmo limitada pode contribuir naampliação da cidadania ao proporcionar acesso a recursos e serviços sociais, possibilitando, além disso, que de mero beneficiários a população assuma no exercício do controle social seu protagonismo, que a Assistência Social seja efetivamente dever do Estado e direito do cidadão. É no cenário do movimento de reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontamdiversas tendências voltadas à fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social.
O movimento de reconceituação ocorrido dentro do serviço social, mobilizou profissionais de toda a América Latina, sendo o início de um processo de reconhecimento da realidade social, bem como do reposicionamento dos Assistentes Sociais diante dos contextos socioeconômicos,identificando-os como profissionais inseridos na luta de classes.
Do movimento de reconceituação até o momento atual, o serviço social ganhou legitimidade no cenário profissional, alargando suas bases de atuação e se estabelecendo como profissão reconhecida. O Segmento Marxista dos assistentes sociais um dos que optaram pela construção da vertente da intenção de ruptura no Serviço Social, compondo um grupoheterogêneo, com naturalidade intelectual. E a política, principalmente nas décadas de 1880 e 1990, quando se constatou que as raízes da formulação do projeto ético politico estão no processo de recusa e crítica ao conservadorismo, redirecionamento para os fundamentos do ser social e rearticulando os rumos da profissão para um projeto profissional crítico.
Historicamente, o ser humano utiliza-se dosbens da natureza por intermédio do trabalho e, assim produz os meios de sobrevivência e conhecimento. Posto a serviço de outrem, no entanto, nas formas sociais de dominação o trabalho ganha um sentido ambivalente. É o caso das sociedades antigas e suas formas de servos e escravistas, e das sociedades modernas e contemporâneas capitalistas.
O Conservadorismo profissional pode ser identificado naprática profissional desta época, onde ação profissional consistia em forma de intervir na vida dos trabalhadores, ainda que sua base fosse à atividade assistencial; porém seus efeitos eram essencialmente políticos: através do “enquadramento dos trabalhadores nas relações sociais vigentes, reforçando a mutua colaboração entre capital e trabalho” (IAMAMOTO, 2004, p. 20).
Avanços profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vertente marxista
  • Vertente marxista no servico social
  • Vertentes
  • vertentes
  • Vertentes
  • marxista
  • Vertentes do Crime
  • Vertente epidemiologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!