A vermiculita como isolante térmico e acústico e suas aplicações na construção civil

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Resumo


A vermiculita começou a ser explorada após a descoberta de suas propriedades e capacidade de aplicações práticas para desempenhar funções específicas, como um isolante acústico e térmico. Tais características são aferidas à vermiculita quando o mineral é exposto a altas temperaturas, expandindo seu corpo axialmente no momento em que as partículas de água presas em seu interiorevaporam.
É um mineral amplamente explorado, tendo aplicações que vão de componentes da construção civil, passando por componentes industriais e siderúrgicos, até como matéria prima de componentes para a agricultura. Possui diversas jazidas distribuídas pelo mundo, sendo o Brasil o 5º maior produtor mundial de vermiculita expandida.

Palavras-chave: Vermiculita. Isolamento Acústico. IsolamentoTérmico. Construção Civil.











Introdução

O presente trabalho pretende demonstrar a importância da vermiculita como isolante térmico e acústico, suas propriedades físicas e químicas e sua ampla capacidade de aplicação em diversas áreas da construção civil e da indústria. Segundo Ugarte (2005, p.678):
O mineral comercializado na forma expandida apresenta propriedades como baixosvalores de massa específica aparente e de condutividade térmica. Essas características, associadas à granulometria, tornam o produto de vermiculita bastante atrativo para sua utilização em diversas áreas, dentre as quais, na construção civil, na agricultura, nas indústrias química, de tintas, etc.

A vermiculita tem maior variedade de aplicações depois de exposta à altas temperaturas – em média900ºC, quando toda a água que está aprisionada por entre suas lâminas se transforma em vapor, que consegue se expandir devido à estrutura de seu corpo. A exploração da vermiculita é feita em suas jazidas, dentre as quais podemos destacar três dentro do Brasil, nos estados da Paraíba, Goiás e Piauí.
O estudo de suas propriedades permite uma gama de possibilidades da exploração de suas característicasindividuais (propriedades minerais) e também da ampliação de suas propriedades em conjunto com outros materiais, gerando materiais compósitos para áreas mais específicas da indústria e da construção.


1.O que é a vermiculita?

A vermiculita é um silicato hidratado de magnésio, alumínio e ferro. A vermiculita é comercializada de duas formas, a primeira é na forma concentrada, a segunda naforma expandida. A primeira forma é menos utilizada, sendo usada para fabricação de placas de isolamento em recobrimento de paredes e outros usos limitados.
Para a vermiculita chegar na forma expandida é necessário usar o processo de aquecimento do concentrado de vermiculita em um faixa de temperatura de 900 a 1.100ºC, seu volume pode aumentar de 10 a 30 vezes (SZNELWAR, 2009). O objetivo desseprocesso é remover a água associada à estrutura do mineral, no menor tempo possível. O aquecimento converte, bruscamente, a água em vapor, expandindo a vermiculita natural: a água associada à estrutura cristalina vaporiza e, neste processo, separa (expande) as lamelas ou folhas da vermiculita. A expansão é efetuada em fornos especialmente projetados, utilizando GLP ou gás natural como fonte deenergia.
A vermiculita expandida tem diversas aplicações, na agricultura como condicionador de solos, retentor de água se solos arenosos e na criação de frutas hidropônicas, nas indústrias como isolante térmico, tijolos e concretos isolantes, materiais contra fogo e na construção civil como isolante térmico e acústico, agregado para concretos leves, enchimentos e nivelamento de lajes em geral,argamassas de cimento ou gesso.


Figura 1 – Vermiculita expandida (MAINE, 2011)

1.1.História

A descoberta da vermiculita ocorreu em Millbury, Massachusetts, nos Estados Unidos em 1824. Entretanto não obteve muita atenção até 1913, quando usos mais práticos para suas propriedades foram descobertos. O começo de sua mineração começou em 1923 pela Zonolite Company em Libby, Montana, essa mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolantes termicos e acusticos
  • Isolamento Térmico na Construção Civil
  • Cal e suas aplicaçoes na construçao civil
  • Isolantes acústicos
  • APLICAÇÕES DO GESSO RECICLADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Aplicações das cales e dos gessos na construção civil
  • Aplicações práticas da NR18 na construção civil 
  • Isolantes termicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!