a verdde e a loucura

301 palavras 2 páginas
A verdade e a loucura

A percepção da verdade está relacionada ao angulo correto em que podemos observar determinado acontecimento. O texto de Foucault procura apresentar as diferentes formas de se perceber os acontecimentos. A verdade está sempre presente, no entanto, a nossa capacidade de vê-la depende significativamente do local de onde podemos observá-la.
Dentro do pensamento cientifico buscava-se a verdade através da capacidade de se realizar repetidamente determinados fenômenos. A busca da verdade nas disputas judiciais tinham como objetivo a geração de uma prova que era obtida com a confissão, muitas vezes “produzidas” com o único objetivo de alcançar a vitoria no tribunal, sem necessariamente representar a verdade.
A percepção da loucura, antes do séc.XVIII, estava associada a manifestação do erro ou da ilusão. Com o passar dos anos, nossos valores foram atribuídos a loucura, representando comportamentos fora de determinados padrões aceitáveis pela sociedade. A evolução da definição de loucura foi a atribuída a palavra do medico, senhor do dom de dizer a verdade.
A análise da evolução da percepção sobre a verdade e loucura nos permite comparar a forma com que a definição de ambas transformou-se ao longo dos séculos. A verdade vista a partir do local correto do acontecimento do fato assemelha-se a forma de entendimento da loucura como desvio dos padrões de comportamento aceitáveis.
Já a verdade gerada a partir de uma confissão forçada se assemelha ao entendimento da loucura a partir da simples determinação desta por um medico, que necessariamente não esteve sempre no melhor local de observação daquele fenômeno, podendo ter uma percepção erronia da verdade sobre a loucura.

Relacionados