A verdadeira história do natal

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
A verdadeira história do Natal

A origem
A celebração do natal antecede o cristianismo em cerca de 2000 anos. Tudo começou com um antigo ritual mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para o outro, o Zagmuk. Para os mesopotâmios, o ano novo representava uma grande crise. Devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os monstros do caos enfureciam-se e Marduk, seu principal Deusprecisava derrotá-los para preservar a continuidade da vida na Terra. O festival de ano novo, que durava 12 dias era realizado para ajudar Marduk em sua batalha. A tradição dizia que o rei devia morrer no fim do ano para ao lado de Marduk ajudá-lo em sua luta. Para poupar o rei um criminoso era vestido com suas roupas e tratado com todos os privilégios do monarca, sendo morto e levando e todos ospecados do povo consigo.
A Mesopotâmia inspirou a cultura de muitos povos, como gregos, que englobaram as raízes do festival celebrando a luta de Zeus contra o titã Cronos. Mais tarde através da Grécia o costume alcançou os romanos, sendo absorvido pelo festival chamado Saturlia (em homenagem a Saturno). A festa começava no dia 17 de dezembro e ia até o 1 de janeiro, comemorando o solstício doinverno. De acordo com seus cálculos o dia 25 de dezembro era a data em que o sol se encontrava mais fraco, porem pronto para recomeçar a crescer e trazer vida às coisas da Terra.
Durante a data que acabou conhecida como o Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava, era realizado festas nas ruas, grandes jantares eram oferecidos aos amigos e arvores verdesornamentadas com galhos de loureiro e iluminadas por muitas velas, enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão. Os mesmos objetos eram usados para presentear uns aos outros. Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebradono ano 336 d.C.. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados e cristianizados.
As origens dos símbolos natalinos (renas, trenós, duendes, arvores, presentes, etc.) são seculares e possuem como fundamento, diversas lendas pagas; representavam a forma das religiões não cristãs cultuarem suasdivindades.

Papai Noel, a origem
A crença no Papai Noel, tem origem na igreja Católica, como uma homenagem prestada ao padre Saint Claus, que conforme relato em data próxima ao natal distribuía entre a população presentes. Inclusive nos Estados Unidos, o Papai Noel é conhecido por: “Santa Claus”. O bom velhinho sutilmente toma para si, atributos exclusivos do Todo Poderoso, por exemplo:
-Onisciência- Conhece cada criança e seu comportamento. E poderosamente conhece o pedido de cada uma.
- Onipresença- Numa única hora consegue estar em todos os lugares, na difícil missão de descer pela chaminé e deixar o presente.
- Onipotência- Tem poder para julgar, fazer renas voarem e ainda para controlar o tempo.
- Eternidade- É sempre o mesmo por séculos.
Árvore de Natal, a origem
A origem daarvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus, ficando entre o segundo e o terceiro milênio a.C.. Naquela época uma grande variedade de povos indu-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia considerava as arvores uma expressão da energia e fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.
O carvalho foi em muitos casos considerado a rainha das arvores. Noinverno quando suas folhas caiam os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nela para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha, e suas primeiras referencias datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois já no século 20 virou tradição na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL
  • A verdadeira história da árvore de natal!
  • A Historia Do Natal
  • história de natal
  • História de natal
  • HIstória do natal
  • A História do Natal
  • Natal e sua historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!