A verdade sobre a Mentira [Resumo do livro]

Páginas: 28 (6800 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2014
A verdade sobre a Mentira








Capítulo 1
O que há por trás de uma mentira

Definição de mentira:
Confundir. Dar informações incorretas. Enganar. Dissimular. Prevaricar. Desnortear. Ludibriar. Inventar. Mascarar. Distorcer. Equivocar. Contar lorotas. Falsificar. Adulterar. Burlar. Salvaguardar-se. Engendrar. Mentir.

Há três fatores ou condições presentes em qualquer situaçãoem que a mentira esteja ocorrendo: opção consciente, capacidade e oportunidade.

- Opção Consciente:
Pode sentir a necessidade de mentir para obter alguma recompensa ou reforço positivo que deseje. Pode sentir que uma mentira ou meia verdade vai ajuda-lo a evitar alguma punição ou reforço negativo. Finalmente, pode se sentir pressionado a enganar por medo ou incapacidade de determinar quaispodem ser as consequências da conversa.
Mentir é um processo cognitivo, menta. Não é algo que meramente aconteça em um vácuo. Iludir ou dar informações falsas a outros é uma ação deliberada e um comportamento que a pessoa resolve ter. Contando mentiras, ela atinge uma meta, seja obter um beneficio pessoal, evitar alguma consequência desagradável, proteger-se ou proteger terceiros em uma situação queparece imprevisível. O que desejo mostrar é que se toma uma decisão toda vez que ocorre uma mentira, e há inúmeras situações nas quais uma pessoa pode resolver mentir.
Quanto mais a pessoa percebe o que esta em jogo, mais pressão sofre para optar pela mentira. Para um adolescente, isso pode ser nada mais nada menos que a oportunidade de sair na sexta-feira ou no sábado à noite quando alguém lhepergunta aonde vai e com quem, Pode, é claro, ser uma situação muito mais grave que envolva, no caso do nosso adolescente hipotético, drogas, álcool ou furtos em loja, ou, no caso de um adulto, sonegação de impostos ou interesses políticos.

- Capacidade:
A capacidade de uma pessoa para mentir e mentir bem esta basicamente em suas habilidades de comunicação e em sua destreza intelectual.

-Oportunidade:
Se uma pessoa consegue se comunicar bem e tem tendência a ser mentirosa, não lhe restam muitas alternativas.


Definição de evasão
Ao ser evasivo, o enganador meramente oculta do ouvinte informações fundamentais, em vez de modifica-las. A evasão tem algumas vantagens e desvantagens para o enganador.
Uma vantagem do uso indireto de engano é que não se trata de um processo mentalexigente nem atemorizante. Outra vantagem é fazer daquilo que realmente digo a verdade.
Esta técnica exige algumas coisas do mentiroso. Em primeiro lugar, o mentiroso precisa conhecer a verdade para ser capaz de censurar certas partes dessa informação, omitindo-as de seus comentários ou da conversa.
Em segundo lugar, é fundamental que o evasivo saiba exatamente quais as informações que pode dar àpessoa que espera enganar.
O evasivo deve prestar atenção às reações do ouvinte e avaliando o êxito de seus esforços param enganar.

- Como reagir à evasão
É preciso usar a lógica, em vez de observação. É preciso reconhecer que na transição dos eventos descritos em um ponto da conversa para o outro faltam alguns elementos. Se já conhecer alguns fatos, será bom, porque poderá perceber que asrespostas do outro não lhe fornecem a historia completa. Além do mais, durante esse tipo de conversa, não se pode presumir nada, porque o mentiroso quer que você faça justamente isso. Em vez disso, terá que interrogar exaustivamente a pessoa sobre todos os elementos que sente que são vagos ou incompletos, e arrancar informações dela uma de cada vez, só acreditando no que sabe ser verdade. Você podefazer dedução que ele quer que você tire, e ver se é essa mesmo. Diante de uma pergunta direta o evasivo terá de mentir descaradamente, ou então ser mais objetivo.

- Motivações para mentira ou evasão
Em primeiro lugar, pode desejar te enganar com relação a algum evento ocorrido no passado e, portando, evitar que conheça a verdade. Em segundo lugar, pode querer levar a cabo algum propósito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Verdades e mentiras sobre o chocolate
  • A verdade sobre a mentira
  • Mentiras e verdades sobre musculação
  • Sobre a verdade e a mentira
  • Resumo do livro "A Mentira Sagrada"
  • Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral
  • Verdades e mentiras sobre o spc serasa
  • SOBRE VERDADE E MENTIRA NO SENTIDO EXTRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!