A Valoriza O Do Ser Humano Atrav S De Um Curr Culo Inovador 33

536 palavras 3 páginas
A valorização do ser humano através de um currículo inovador

Geisiana Dos Santos Silva*
Docente: Suzimary Quintela

A sociedade esta em constante movimento, o tempo inteiro ela se transforma e revê seus conceitos, por conta disso as entidades que nela estão inseridas, a exemplo da escola, precisam também se transformar para acompanhar sua evolução.
Sendo a escola constituída pelas influencias sociais percebe-se que ela amplia as ações do ser humano, o que a torna um instrumento transformador da realidade.
Para que uma escola vá bem ela precisa adotar um currículo que concebe o seu aluno como um ser humano de valor, agente da própria história e não apenas um receptáculo de ideais obsoletos.
Com o passar do tempo o currículo evoluiu juntamente com a sociedade, pois antes ele concebia uma escola que funcionava como uma empresa comercial, onde o foco principal era a eficiência na produtividade (SILVA, 2002). No entanto hoje ele se encontra abrangente, dinâmico e real, pode-se dizer que está associado à vida escolar e social do aluno e que poderá ser alterado para beneficiar o desenvolvimento potencial dos indivíduos que nele estão inseridos.
Analisando a história da humanidade, percebe-se o quanto o ser humano evoluiu antes as pessoas deficientes eram indignas do convívio social, pois as classes inferiores existiam apenas para produção e garantia do conforto da burguesia. Como se acreditava que eles eram incapazes de produzir consequentemente eram descartados ou abandonados à própria sorte.
É notável que as mudanças que a sociedade sofreu trouxeram evolução na maneira de pensar dos indivíduos tidos como “normais” em relação aos deficientes, e essas mudanças abrangem por sua vez a escola e o currículo que nela esta incluso.
Graças aos avanços da ciência e da tecnologia foi possível provar que o individuo mesmo limitado por uma deficiência é capaz de aprender, de se comunicar, de socializar-se e até mesmo alcançar uma carreira profissional.
Nesta nova perspectiva a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Matemática
    20594 palavras | 83 páginas