A vale

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
A história da Vale
Em 1911 o empresário estadunidense Percival Farquhar adquiriu todas as ações do Brazilian Hematite Syndicate e mudou seu nome para Itabira Iron Ore Company.
Impasse.
PercivalFarquhar fez planos para que a Itabira exportasse 10 milhões de toneladas/ano de minério de ferro para os Estados Unidos de uma forma mais econômica, utilizando navios que pertenciam ao seu sindicato eque no retorno trariam carvão ao Brasil.
Mas Farquhar não obteve sucesso, pois não teve apoio de alguns poderosos governantes opositores.
Décadas de debates se seguiram. O país praticamente divididoentre os adeptos das duas posições e o projeto de Farquhar não saia do papel.
Esse projeto tornou-se viável quando Getúlio Vargas assumiu o poder a frente da revolução de 1930, anulando as reservasde ferros que pertenciam a Farquhar, criando com elas em 1942, a Companhia do Rio Doce S.A., com uma empresa estatal.
Os primeiros 20 anos.
Após a fundação, a Vale foi expandindo sua produção, porémde uma forma muito lenta.
No final dos anos 50, a Vale era uma empresa acanhada que extraia cerca de 3 a 4 milhões de toneladas/anos, menos da metade do que planejava Farquhar em 1920.
Em 1961entra em cena seu novo presidente, Eliezer Batista. Percebendo as necessidades dos japoneses de expandir os parques siderúrgicos após a segunda guerra, criou o conceito de distancia econômico, o quepermitiu a Vale entregar minério de ferro ao Japão, a preços competitivos com o das minas da Austrália através do porto do Tubarão.
A ideia era ganhar dinheiro com a logística, transformando umadistância física (a rota Brasil-Japão-Brasil) numa “distância economia”.
Assinado então em 1962 o contrato de exportação válido por 15 anos com 11 siderúrgicas japonesas, dobrando a produção da Vale.
Em 1962a Vale produziu cerca de oito milhões de toneladas de minério de ferro.
Tempos atuais
A Docenave, empresa de navegação da Vale, criada em 1962 para levar parte do minério (40%) ao Japão, chegou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vale
  • Vale
  • vale
  • Vale
  • vale
  • Vale
  • vale
  • vale

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!