A Utopia Ululante que Popula nas Mentes Humanas

495 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO O objetivo do nosso trabalho é contar um pouco da história da Havaianas, alguma curiosidades e analisar como os elementos que compõe a marca ajudam ou atrapalham na comunicação com os consumidores. Os meios pelos quais a marca pode influenciar o mercado e os consumidores são:
- Memorabilidade
- Significância
- Atratividade
- Transferibilidade
- Adaptabilidade
- Proteção Através da observação criteriosa desses componentes poderemos, ao final desse trabalho, entender como a Havaianas trabalha sua marca para atrair os consumidores.

DESENVOLVIMENTO
Criada em 1962, a marca HAVAIANAS surgiu com esse nome com a intenção de remeter ao Havaí, conhecido por suas praias. Esse nome era adequado, já que a sandália era voltada para a utilização em lugares com altas temperaturas.
A empresa usa esse recurso de significância no nome para trazer para o produto uma imagem de comodidade e conforto. Além disso, a sonoridade do nome favorece à memorabilidade, pois utiliza da repetição da mesma vogal.
O slogan atual da marca é um de seus mais fortes atributos: “Todo mundo usa, recuse imitações”. A primeira parte do slogan refere-se ao fato de pessoas de todas as classes sociais usarem o mesmo produto, fazendo com que os que não usam se sintam, de maneira indireta, excluídas. Já a segunda parte mostra que algumas outras marcas tentam imitar o produto oferecido pela Havaianas.
Tal frase fica marcar na cabeça das pessoas fazendo com que elas liguem o slogan ao produto automaticamente, pois é uma frase de fácil reconhecimento e que consegue expressar o objetivo da empresa.
O símbolo da marca lembra um grão de arroz, remetendo à sandália japonesa Zori, que tinha a sola feita de arroz e foi a inspiração da primeira sandália Havaianas.
Pensando na adaptabilidade, a Havaianas é muito flexível, já que, no início, era voltada para uma classe da população com poder aquisitivo baixo. No entanto, com o passar dos anos, a marca

Relacionados