A UTILIZAÇÃO DOS CLUBES E DO TORCEDOR EM CAMPANHAS: UMA ANÁLISE DO GRÊMIO FOOTBALL PORTO ALEGRENSE

3191 palavras 13 páginas
2. Marketing Esportivo

O Brasil sempre foi conhecido como o país do futebol, onde as pessoas são apaixonadas pelos seus clubes: tatuam seus nomes e escudos, torcem no estádio, tendo muitas vezes problemas com esses chamados “fanatismos”. Os times passaram a não ser somente um clube de futebol, mas sim uma “nação”, que representa o apelo popular por tal.
Tal paixão dos torcedores fez com que as empresas encontrassem uma nova fonte de renda dentro dos esportes. Nada melhor do que uma marca já forte dentro das pessoas, no caso os clubes, para conseguir se destacar. Ou seja, se uma empresa tem seu nome vinculado a tal clube, ela irá ganhar popularidade e uma maior penetração na torcida deste, obtendo uma maior divulgação na mídia, pois essas equipes estão em constante contato com a imprensa, além de inserir em suas marcas um forte apelo popular (REIN, 2008).
Mas não são somente as empresas que enxergam a força da marca de um clube: os próprios começaram a enxergar novos caminhos para si, notaram que sua força poderia fazer com que o clube pudesse cobrar e crescer mais. Segundo Francisco Paulo de Melo Neto (2003, p.198):
Suas principais estratégias de marketing, antes voltadas apenas para a venda de jogadores, títulos de sócios e direitos de transmissão dos jogos, estão atualmente centradas na busca da valorização e comercialização de suas marcas. Tal fato explica o aumento expressivo dos valores dos contratos de patrocínio, merchandising, licenciamento, franquia e venda de imagem.

Com esse aumento do potencial de venda das marcas dos clubes, os dirigentes esportivos estão notando a grandiosidade do marketing esportivo, sabendo que não podem cometer erros, pois é algo que já se tornou grande o bastante para sustentar o próprio clube. Assim como as empresas se beneficiam dos clubes para conseguir maiores rendas e um espaço maior na mídia, as equipes utilizam os jogadores para o mesmo efeito. Quando um clube, por exemplo, tem um grande jogador que tem um

Relacionados