A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM DE VERTEBRADOS EM VIAS DE EXTINÇÃO

1691 palavras 7 páginas
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA
ABORDAGEM DE VERTEBRADOS EM VIAS DE EXTINÇÃO
Janaina Varela Arruda¹, Eber Goulart Carvalho¹
¹Universidade do Vale do Paraíba
RESUMO- Existem diversas estratégias que diversificam o ensino de biologia porém, de modo geral, os conteúdos são ministrados de forma tradicional, sem o uso de aulas práticas e fora do cotidiano do aluno.
Com a utilização de metodologia diferenciada e fazendo uso de atividades lúdicas é possível adquirir um aprendizado mais significativo, pois a partir da observação, levantamento de hipóteses e discussões, o aluno amplia e consolida seu conhecimento. E o presente trabalho apresenta uma proposta para contribuir com o ensino de biologia de forma prática para o ensino médio, utilizando o conteúdo de zoologia de forma lúdica associado ao cotidiano do aluno, fazendo com que este perceba a importância da preservação da fauna e seus habitats.
PALAVRAS-CHAVE: MATERIAL DIDÁTICO, BIOLOGIA, PRESERVAÇÃO.
ÁREA DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO (INIC)
INTRODUÇÃO

sua prática, já que estas não podem ser ignoradas pois o objetivo principal é a apropriação de conhecimentos por parte do aluno.
O jogo didático é diferenciado do material pedagógico por apresentar o lúdico e proporcionar determinadas aprendizagens, atingindo vários objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar a compreensão dos alunos em conteúdos simples ou complexos (GOMES et al.,
2001).
Dessa forma, o jogo torna-se o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em uma ação interessante para a fixação de um conteúdo, tornando o conhecimento mais significativo (KISHIMOTO, 1996). Através do jogo didático, várias áreas da aprendizagem podem ser trabalhadas, dentre elas mencionam-se a cognição, que é fundamental para a construção do conhecimento pois desenvolve a inteligência e a personalidade; a socialização, onde pode-se simular a vida em grupo; a afeição, onde é desenvolvida a

Relacionados