a utilização do plástico na construção civil

Páginas: 36 (8843 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
A UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A necessidade de inovações em técnicas de construção civil permitiu o desenvolvimento e a utilização de diversos materiais em obras, a fim de que possam ajudar a melhorar o desempenho técnico e econômico dos empreendimentos. Desde durabilidade necessária até o cuidado no acabamento de uma obra, o plástico aparece como elemento fundamental nestesetor, aumentando a sua participação a cada ano. O elevado desenvolvimento tecnológico, associado à crescente evolução no mundo da química orgânica, tem permitido um notável nível de procura, descoberta e utilização de materiais plásticos, possibilitando um vasto leque de aplicações, tornando-o um produto moderno, acessível e cada vez mais importante. Na construção civil, a partir do século XX,particularmente na segunda metade, alguns dos materiais convencionais empregados na construção, foram sendo progressivamente substituídos por materiais poliméricos.
Nos últimos cinquenta anos, a indústria das matérias plásticas desenvolveu-se intensamente, chegando a superar a indústria do aço. Materiais como o poliestireno, opolietileno, o policloreto de vinilo (PVC), a poliamida (Nylon), ou opolipropileno, que são os mais utilizados, estão presentes no cotidiano tanto de grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades rurais.
O nome plástico foi adotado para designar um grupo de materiais capazes de serem moldados em diversas formas através da deformação plástica. O plástico se constitui como um material artificial obtido pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênioe outros elementos orgânicos ou inorgânicos que se apresenta sob a condição de líquidos em alguma fase de sua fabricação, o que lhes permite ser moldados nas formas desejadas, porém apresentam-se sólidos na fase final.
FABRICAÇÃO DOS PLÁSTICOS
As matérias primas básicas para a produção de plásticos podem ser de origem vegetal, mineral ou até mesmo animal, como nitrogênio, petróleo, calcário,cloreto de sódio, areia, carvão, material vegetal, leite, entre outros.
Esta matéria prima básica irá passar por uma transformação, tornando-se, com isso, uma matéria prima intermediária. A partir dela (derivados), obtêm-se os monômeros, os quais irão formar, por adição ou condensação, os polímeros (monômeros iguais) ou os copolímeros (monômeros desiguais).
PROPRIEDADES DOS PLÁSTICOS
Osplásticos possuem propriedades que diferem muito de outros materiais utilizados em construções civis. Possuem densidade variando entre 0,92 e 2,70. A dureza apresentada é inferior à dos metais, enquanto que a absorção de água varia entre 0 e 14%, sendo que seu valor, em média, é inferior à 1%. Apresentam condutibilidade térmica inferior à dos metais. Seu poder de dilatação térmica é bastante variável,ficando entre 0,5 e 18 . O módulo de elasticidade é baixo em relação aos metais, porém aproxima-se ao da madeira.
Os materiais plásticos apresentam características de resistência mecânica muito diversas. Além disso, o mesmo material pode também dar origem a valores de resistência diferentes, quer seja no seu comportamento sob tração, sob compressão, ou sob flexão. Esta diversidade representa,naturalmente, uma dificuldade no estudo das características mecânicas destes materiais considerados na sua generalidade, ao contrário do que sucede com os materiais tradicionais, para os quais essas características são praticamente constantes.
A resistência ao impacto é bastante divergente. Os esponjosos apresentam grande resistência, porém, em média, os metais apresentam índices superiores. Aresistência à tração apresenta variação entre 60 e 3500 kgf/cm². A grande maioria fica entre 500 e 600 kgf/cm². A resistência à compressão é de 560 kgf/cm² a um valor pouco superior ao da madeira comum, enquanto que a resistência à flexão apresenta variação entre 120 kgf/cm² e 1410 kgf/cm².
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Entre as principais vantagens dos plásticos destacam-se: resistência à corrosão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A utilização de plásticos na construção civil
  • Plástico na Construção Civil
  • Plástico na construção civil
  • Plasticos construção civil
  • Plásticos na construção civil
  • plástico na construção civil
  • Uso de plásticos na construção civil
  • Plastico na construcao civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!