A UTILIZAÇÃO DO DRYWALL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Páginas: 6 (1327 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A UTILIZAÇÃO DO DRYWALL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
João Amâncio Borges Silva1

1 – INTRODUÇÃO

Atualmente profissionais e empresas de diversas áreas, buscam inovações e melhorias na qualidade dos serviços prestados, e na construção civil não é diferente, sejam melhorias de edificações, estruturas e construções no âmbito geral.
Construir requer otimização de cronograma, qualidade, diminuiçãocustos, redução de desperdícios e entulhos nas construções, praticidade, produtividade (racionalização de mão de obra) e acima de tudo agilidade, por isso o drywall, que é a parede de gesso acartonado e forma um sistema construtivo de vedações internas também chamadas de “sistema construtivo a seco”, vem substituindo a alvenaria e possibilitando uma economia estrutural e um bom acabamento.
Estadesignação refere-se ao método de produção e montagem, no qual se consegue produzir uma vedação com materiais industrializados e pré-fabricados, com mínima geração de resíduos.
Diversas são as vantagens apresentadas, principalmente pelas empresas produtoras e pelos entusiastas do sistema, mas assim como todos os métodos construtivos, esse, também, possui aspectos positivos e negativos quanto ao seudesempenho. A evolução da construção civil caminha em direção a racionalidade, procurando cada vez mais utilizar sistemas construtivos modulados, visando à redução dos custos refletidos tanto pela redução dos custos financeiros propriamente ditos, quanto na redução do tempo de execução das edificações.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi baseada embibliografias que já abordaram esse tema, com coletas de informações em livros, artigos, monografias e outros trabalhos realizados. Com a finalidade de estudar os documentos que se acredita ter maior embasamento teórico e mais utilidade para a pesquisa. O resumo mostra as vantagens e desvantagens de utilizar o drywall no lugar da alvenaria de bloco cerâmico.

DRYWALL

O gesso é um dos mais antigosmateriais de construção fabricados pelo homem. Tem estado presente no progresso do homem, tanto na construção como na decoração, ou ainda em campos como
________________
1 Graduando do quarto semestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri - UFCa.
e-mail: johnny@johnnyborges.com

a medicina. Gesso é um termo genérico de aglomerante simples, de pega rápida, constituídobasicamente de sulfatos mais ou menos hidratados, obtidos pela calcinação da gipsita (desidratação total ou parcial da gipsita - as rochas são extraídas das jazidas, britadas, trituradas e queimadas em fornos).
Dos aglomerantes utilizados na construção civil, o gesso é o menos utilizado no Brasil. No entanto, ele apresenta características e propriedades bastante interessantes, dentre as quais, pode-secitar o endurecimento rápido, que permite a produção de componentes sem tratamento de aceleração de endurecimento. A plasticidade da pasta fresca e a lisura da superfície endurecida são outras propriedades importantes.
O gesso encontrado sob a forma de pó, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicações:
Como revestimento de paredes, no lugar da massa fina;
Para fundir moldurase na modelagem e fixação de placas para forro;
Fabricar peças como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composição de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir caixas de som e spots de luz;
Como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), também se prestam à execução de forros, além de permitir a construção de paredesdivisórias.

Gesso acartonado é uma placa produzida industrialmente com rigoroso controle de qualidade, pronta para o uso na obra. Leva o nome de suas matérias primas básicas, ou seja, o gesso e o papel cartão, conferindo respectivamente, nesta ordem, a resistência à compressão e à flexão do produto acabado. As placas de gesso acartonado ou drywall (“parede seca”) substituem alvenarias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UTILIZAÇÃO DE DRYWALL NA CONSTRUÇÃO
  • Utilização da cal na construção civil
  • a utilização do plástico na construção civil
  • A UTILIZAÇÃO DE PNEu na construcao civil
  • Utilização da madeira na construção civil
  • A UTILIZAÇÃO DA ROCHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Utilização do gesso na construção civil
  • A utilização de plásticos na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!