A utilização de jogos na matemática

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA MATEMÁTICA





Paulo Ireno da Silva

Profª. Vera Beatriz Asmuz dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 1722) – Geometria
22/10/11





RESUMO


Na forma “tradicional” o professor se coloca na posição de transmissor do conhecimento. A utilização de jogos resulta em uma mudança de postura doprofessor no ensino da matemática. Seu papel de comunicador de conhecimento transforma-se no papel de observador, consultor, mediador, controlador e incentivador da aprendizagem. Os jogos despertam o interesse do aluno para a disciplina bem como os incentiva a pensar, analisar, raciocinar e tirar conclusões. O uso dos mesmos deve estar relacionado a fundamentos pedagógicos. Atualmente existem váriostipos de jogos para a aplicação na matemática, sejam através de recortes (revista específicas para a educação, envolvendo jogos matemáticos) ou programas de computador. O educador é indispensável, pois é ele quem organiza os desafios propostos, devendo ser o líder da situação, gerenciando e tornando o meio o mais favorável possível, para o bom desenvolvimento do trabalho, tornando possível aosalunos a possibilidade de desenvolverem o aprendizado da matemática.


Palavras-chave: Jogos ; Matemática; Professor








1 INTRODUÇÃO


Atualmente o grande desafio dos professores de matemática é o ensino de maneira eficaz e significativa, resultando em uma educação de qualidade.
Geralmente, os conteúdos ensinados não tem sentido para o aluno, criando assim um “saberescolar” que se distancia da realidade. A maneira como os conteúdos são apresentados não atrai a atenção e interesse do educando.
Muitos chegam ao ensino médio e ao nível superior, sem o domínio de conceitos matemáticos fundamentais. Evidencia-se que alguns conceitos são simplesmente memorizados sem o entendimento de seus significados.
Podemos exemplificar que o aluno, ao enunciarque a2 = b2 + c2 nem sequer sabe distinguir entre catetos e hipotenusa de um triângulo retângulo e talvez até não consiga reconhecer um triângulo retângulo.
O professor então assume a missão de tornar a matemática realmente eficaz, para que o aluno se aproprie realmente do conhecimento e não somente utilize “decorebas”.
Para alcançar esse objetivo, os jogos são utilizados como umaestratégia para a aprendizagem pretendida.





2 OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA


O jogo como instrumento de lazer é utilizado desde a antiguidade. O mais antigo foi encontrado na sepultura de um rei babilônico, cerca de 2.600 anos antes de Cristo. Foram encontrados tabuleiros, peças e dados, comprovando que o jogo é uma prática de vários milênios.
Os povos antigos (gregos,romanos, egípcios e maias) utilizavam jogos com o objetivo de repassar aos mais jovens valores, conhecimentos, normas e padrões de vida.
O surgimento do jogo educativo se dá no século XVI, com o objetivo de ancorar ações didáticas que visam à aquisição de conhecimentos.
Com a utilização dos jogos, o professor cria um ambiente agradável para a aprendizagem.
Os mesmos provocam no alunoatitudes novas, tais como: explorar conceitos, reforçar conteúdos, estimular a autoconfiança e a integração em grupo.



3 JOGOS GEOMÉTRICOS


Na elaboração de um programa de ensino de geometria, o mais importante é centrar os objetivos na criança.
É necessário que os alunos vivenciem um grande número de experiências “geométricas” estimulantes, que possam formar a percepção e o raciocínio.
Aaprendizagem do vocabulário geométrico se aplica a situações concretas, familiares à criança e não por definições abstratas.
As atividades devem ser variadas para proporcionar explorações (aprimorando a intuição da criança), atividades de comunicação de fatos geométricos (favorecendo a elaboração de terminologia, símbolos e meios de expressão e atividades de fixação de conceitos e habilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilizacao de jogos no ensino da matematica
  • A utilização de jogos no ensino de matemática
  • O ensino da matemática e a utilização de jogos como possibilidade criativa
  • Utilização de mídias da escola como recursos pedagógico: matemática e jogos
  • A produção e utilização de jogos matemáticos no ensino da matemática
  • A utilização dos jogos e curiosidades matemática para tornar a aula mais atrativa
  • Jogos &matemática
  • jogos de matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!