A UTA Ci ncias Exatas e Biol gicas TURMA 2013 02

704 palavras 3 páginas
A UTA Ciências Exatas e Biológicas, fase I, é composta pelas disciplinas: Metodologia do Ensino de Matemática e Pesquisa e Prática Profissional – O Pedagogo no Espaço da Escola. Essas disciplinas possibilitam repensar as práticas pedagógicas da escola em relação ao ensino da matemática, bem como o reconhecimento e a análise do papel do pedagogo na atualidade, contribuindo de forma significativa para a formação do profissional da educação por meio da relação teoria-prática.
– Propostas de atividades a serem desenvolvidas para as disciplinas:
Metodologia do Ensino de Matemática e Pesquisa e Prática Profissional – O
Pedagogo no Espaço da Escola.
A – ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA TUTORIAL: CONSTRUÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS Os jogos matemáticos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois envolvem os alunos de forma prazerosa, desafiadora e desenvolvem diferentes habilidades. Em relação aos jogos, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que:
“ Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, [...] sem deixar marcas negativas (BRASIL, 1998, p. 46)”. A atividade: Construção de Jogos Matemáticos
1º Momento:
- Ler o artigo e discutir com o grupo
- Os grupos deverão pesquisar diferentes jogos matemáticos e escolher um para confeccionar.
- Este trabalho poderá ser feito em grupo composto de no máximo 06 pessoas
Os grupos deverão apresentar o material confeccionado, demonstrando de que forma ele pode ser jogado e quais são suas contribuições para a aprendizagem através de relatório de pesquisa.

ORIENTAÇÕES PARA MONTAR SEU PORTIFÓLIO
DESENVOLVIMENTO
Insira um título para este texto de acordo com o conteúdo que nele será trabalhado. Ex.: MATERIAIS DIDÁTICOS: TEORIA E PRÁTICA. Também,

Relacionados