A urbanização no brasil

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
A urbanização no Brasil


A industrialização-urbanização nos países desenvolvidos deu-se de forma tão heterogênea e desequilibrada como a que está ocorrendo nos países ditos subdesenvolvidos, entre eles, o Brasil.
Nos países desenvolvidos, a população está integrada na economia de mercado, enquanto nos subdesenvolvidos, boa parte da população ainda se encontra em uma economia cuja organizaçãoprodutiva lhe provê apenas a subsistência imediata, ou seja, não produz excedentes agrícolas de vulto para a comercialização externa.
O processo migratório campo-cidade, nesses países, dá-se por pressões positivas, através de melhores empregos nas cidades, e negativas ou expulsadoras do campo, tanto por um crescimento vegetativo dessas populações como por alterações na tecnologia de produçãoagrícola e formas organizacionais da produção e da criação de tipos liberadores de mão-de-obra (como o gado, a soja e o arroz, hoje no Brasil).
Os migrantes, em virtude da pobreza, reproduzem nas cidades certos traços da economia rural de subsistência, como a produção caseira de alimentos (criação de galinhas, hortas de quintal, árvores frutíferas, etc.), ou extraem esses alimentos nas vizinhançasde propriedade pública, onde isso é possível (como a coleta de crustáceos nas regiões de mangues nas cidades litorâneas).
Na maioria das cidades, a oferta de empregos urbanos não se faz ao mesmo ritmo que a chegada dos migrantes, gerando os bairros de extrema miséria conhecidos por favelas, cortiços, etc.
As economias não desenvolvidas, dependendo basicamente da exportação de produtos primários emesmo industriais, em alguns casos em conseqüência do comércio exterior, tornam-se altamente vulneráveis aos ciclos de progresso ou recessão das economias dos países já desenvolvidos para a definição do seu próprio ritmo de progresso.
No entanto, o desenvolvimento tem representado para os países que o conseguem uma crescente redução dessa dependência externa, através da constituição de mercadosinternos cada vez mais amplos, seja ao nível de um país de grandes dimensões territoriais, populacionais, como o Brasil, seja ao nível de uma associação de países, os chamados mercados comuns.
No Brasil, o que mais se destaca no processo de industrialização brasileira é o fato de ele se dar inicialmente como que à revelia das classes dominantes nacionais que tinham um caráter agroexportador.
Sãocrises internacionais, como as da Primeira Guerra Mundial que obrigam vigorosamente o sistema produtivo nacional a se voltar para uma produção substitutiva de importações e, portanto, para o mercado interno.
Essa industrialização interna das décadas de 10, 30 e 40 provocou enormes surtos migratórios. O da década de 10, na forma de importação de mão-de-obra, quase toda européia e o das décadas de30 e 40 através de um violento processo de migração campo-cidade.
Tal industrialização deveu-se a uma concentração crescente de capitais, inicialmente na produção de bens de consumo, sem a participação direta do Estado, investimentos estes de comerciantes e banqueiros, em sua maioria, e dedicaram-se até a investimentos em obras de infra-estrutura (energia elétrica, ferrovias, avenidas, bondes),esperando como retorno a valorização imobiliária.
A partir da década de 20, no entanto, os investimentos privados, pouco a pouco, desinteressam-se, com algumas exceções.
Em de decorrência, o Estado passa a assumir parcelas crescentes dos investimentos urbanos. Os serviços de água e esgoto estavam desde o início em mãos governamentais. Na década de 40 os transportes ferroviários e urbanos porônibus são encampados pelo poder público, assim como os serviços telefônicos e de produção e distribuição de energia elétrica.
Por causa do baixo poder aquisitivo do trabalhador, alguns serviços fornecidos pelo Estado são subsidiados, isto é, aqueles cujos custos de investimento e operação não são cobertos pela cobrança de suas tarifas e taxas, e sim através dos recursos públicos arrecadados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização do Brasil
  • Urbanização no Brasil
  • Urbanização no Brasil
  • Urbanização no brasil
  • urbanizaçao no brasil
  • URBANIZAÇAO DO BRASIL
  • Urbanização no Brasil
  • A urbanização no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!