A URBANIZAÇÃO NO BRASIL SITE

Páginas: 41 (10077 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2015
A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
 
VESTIBULAR 2011
 
(UFF) Reconhecido há tempos, dentro e fora do Brasil, como manifestação artística legítima e pública, o grafite vem sendo visto também como um elemento relevante do espaço urbano, pois nele realiza sucessivas intervenções.
 

Jornal do Brasil, 26/02/2010.
 
Com base nessa ideia e no foco da matéria jornalística, é correto afirmar que atualmente ografite
a) estimula e aprofunda o desemprego entre a população jovem urbana.
b) potencializa e provoca a revolta de grupos sociais oprimidos.
c) renova e estetiza diversos trechos da paisagem urbana.
d) fortalece e antecipa o aspecto marginal das pichações.
e) abandona e contesta valores estéticos externos à cultura nacional.
 
(UNIOESTE) Sobre a rede urbana brasileira, assinale a alternativaINCORRETA.
 
a) O sudeste brasileiro pode ser caracterizado como uma rede urbana complexa, pelo seu alto grau de urbanização e pela sua economia diversificada, fortemente industrial e de serviços.
b) A configuração das redes urbanas regionais é definida geralmente pelo fator histórico e pelas atividades econômicas praticadas. Tem-se como exemplos alguns centros regionais e metrópoles nordestinas que sedesenvolveram como portos exportadores de produtos agrícolas para o mercado internacional.
c) São Paulo e Rio de Janeiro se caracterizam como as maiores metrópoles brasileiras por concentrar sedes de empresas transnacionais e intensa dinâmica de fluxos informacionais.
d) Abaixo das metrópoles, no nível hierárquico que define a rede urbana brasileira, estão os centros regionais que concentram centrosuniversitários, grande rede de hospitais, médicos e dentistas especializados, retransmissoras de televisão e shopping centers. Tem-se como exemplos Londrina e
Ribeirão Preto.
e) O desenvolvimento mais recente da rede urbana brasileira esteve orientado pelo crescimento de sua malha ferroviária, que, a partir de 1960, foi a infra-estrutura de transportes que mais se destacou no território nacional. 
(UNIR) Os mapas apresentam o número de cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes) no território brasileiro em 1970 e nos dias atuais.
 

(Revista VEJA, 01/09/2010. Adaptado.)
 
Com base nos mapas e nos seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta.
 
a) O número de cidades médias da região Norte do país manteve-se inalterado desde 1970, resultado das políticas de conservaçãoambiental e da rigorosa fiscalização das instituições responsáveis.
b) A partir de 1970 aumentou o número de cidades médias, o que indica que a riqueza, antes concentrada nos grandes centros urbanos, vem sendo distribuída também nas médias aglomerações.
c) A região Nordeste, considerada a mais pobre do país, apresenta hoje poucas cidades médias, resultado do elevado contingente migratório em direçãoao Centro-Sul.
d) O aumento do número de cidades médias pós década de 70 do século XX deve-se principalmente à política de incentivos fiscais para a instalação das multinacionais nas metrópoles nacionais, aumentando a demanda por mão-de-obra especializada.
e) O aumento de cidades médias da região Centro-Oeste resulta das políticas de transferência de renda do governo federal, entre elas a bolsaescola, além de investimentos maciços em ciência e tecnologia com a criação de tecnopolos.
 
(UFPA) À medida que a urbanização se intensifica, o modo de viver e de consumir de cada grupo ou classe social gera repercussões na forma de apropriação do espaço urbano. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:
 
a) as contradições urbanas fizeram surgir, sobretudo nos grandes aglomerados, umacidade formal e outra informal que pouco se diferenciam na organização espacial. Porém a precariedade do saneamento básico é um dos itens que as tornam diferentes.
b) o aumento da procura por espaços para habitação, em áreas de proteção ambiental, pelas populações pobres em cidades de países periféricos, gera a disseminação de ocupações irregulares com a intensa degradação desse meio ambiente.
c)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização no brasil
  • Urbanização do Brasil
  • Urbanização no Brasil
  • Urbanização no Brasil
  • Urbanização no brasil
  • urbanizaçao no brasil
  • A urbanização no brasil
  • URBANIZAÇAO DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!