A urbanização do nordeste brasileiro na década de 70

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A urbanização do Nordeste brasileiro na década de 70

Alunas: Bianca Lima, Camila Dutra, Cinthia Braga, Luciana Gomes, Tayná Cristina

Colégio e Curso Desafio
Recife – Dezembro de 2011
Introdução

A partir da década de 70, com a implantação dos pólos industriais, o espaço nordestino passa a se integrar às regiões mais desenvolvidas como produtor de Matérias-prima básicas, estabelecendonovas articulações com os processos e com a dinâmica do país. Durante esse mesmo período, verificou- se também uma redução do movimento de nordestinos para outras regiões, em comparação com outros períodos, sendo de 2,3 milhões negativos para 1 milhão e 300 mil negativos, o que refletiu no aumento das áreas ocupadas nas cidades, causando as tão conhecidas “Regiões Metropolitanas. São duas asrazões: a crise de1980, que manteve a população nos estados e a redução do crescimento vegetativo da população.

Desenvolvimento

Com cerca de 50 milhões de habitantes e peculiaridades geográficas como as secas, o Nordeste é a região brasileira com o maior número de municípios, mas somente 65% de sua população é urbana. Só recentemente as cidades de Recife, Salvador e Fortaleza se tornaram pólosindustriais.

Recife
Em 1970, a Região Metropolitana do Recife consolidou- se como metrópole industrial e hoje é a segunda do Nordeste. No entanto, ao longo dos anos, alguns fatores interferiram de forma negativa para o ritmo de industrialização da Região Metropolitana:
- processo de redefinição do padrão nacional de localização das empresas industriais, devido às fortes mudanças tecnológicas eorganizacionais das empresas do setor;
- término do período de incentivos fiscais (FINOR) para os investimentos realizados há mais de vinte anos;
- intensa guerra fiscal e de oferta de infra- estrutura, entre os estados e os municípios, para atrair empresas de grande porte, nacionais e estrangeiras e
- redefinição de novas fronteiras regionais de industrialização, baseada na desorganizaçãopolítica do trabalho.
Atualmente, a Região Metropolitana do Recife registra significativos sinais de degradação ambiental, especificamente, o desmatamento, a contaminação/salinização dos recursos hídricos superficiais e profundos, a redução e poluição das áreas estuarinas, a emissão de poluentes atmosféricos, a poluição visual, os escorregamentos e erosão de encostas, os alagamentos de áreas deplanície e a erosão costeira, todos resultantes da ação antrópica.

Salvador
Na Bahia, o processo de modernização se inicia nos anos 50, com a descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, a construção da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso (1954) e a abertura da rodovia Rio-Bahia (1957). Na década seguinte, passa a ser atendida pela SUDENE e recebe recursos sobretudo para a ampliação da agriculturairrigada na bacia do São Francisco. A partir de 1974, esse cultivo fica sob supervisão da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF). Ainda nos anos 70, incentivos fiscais favorecem a implantação do Pólo Industrial de Aratú e do Pólo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, o maior centro industrial do nordeste. Atualmente, a Região Metropolitana de Salvadorconcentra mais de 80% da indústria de transformação, o que corresponde a ¼ do PIB estadual.
Por esta razão a malha urbana é bastante acentuada, com um grande contingente populacional, a exemplo das densas concentrações populacionais registradas em Salvador, na Ilha de Itaparica, em Lauro de Freitas e no Litoral de Camaçari. A cidade de Salvador abriga as principais empresas do estado, fato quetem contribuído paraconsolidá- la como importante centro regional que concentra as atividades industriais, as que se vinculam ao setor terciário, bem como aquelas ligadas ao mercado financeiro, centralizando, assim, no âmbito do estado da Bahia, a função de porto - exportador e de sede político- administrativa. A rede urbana estadual é bastante heterogênea em decorrência dos complexos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinema Brasileiro na Década de 70
  • Década de 70
  • Década de 70
  • década de 70
  • decada 70
  • Década de 70
  • decada de 70
  • Decada de 70

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!