A universidade

Páginas: 9 (2131 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
A Universidade Numa Encruzilhada - Cristovam Buarque1

Na introdução do texto intitulada “A universidade global” o autor traça quatro tópicos sobre o significado representativo da universidade ao longo de três mil anos de história. No primeiro tópico, ele retrata a necessidade de atualizar-se em alusão a percepção de um conhecimento que perduraria por toda a vida. No segundo tópico, Buarqueaponta o conhecimento como “algo que está no ar alcançando pessoas de todos os tipos, por toda parte, pelos canais os mais diversos.”, onde a universidade hoje deva funcionar como mais um dos canais meio de acesso a informação. No terceiro tópico a representação da formação acadêmica que já foi entendida como “passaporte seguro para o sucesso” e não é mais verdadeira em razão da atual“competitividade do mercado profissional”. Por fim no quarto tópico o conhecimento “como algo que servia a todos”. Esta difusão esperada pela universidade pode ser restrita atualmente aos que podem pagar pelo serviço.
A “revolução no conceito de universidade” é algo que precisa ocorrer. Uma mudança estrutural que acompanhe o dinamismo social é defendida pelo autor através da esperança, do momento, dacompreensão dos desafios, da utilização dos mais variados recursos para superar o paradigma e da sintonia com do conhecimento com a realidade social.
Acreditando no potencial intelectual, politicamente imparcial e crítico, a universidade torna-se a “instituição mais bem preparada para reorientar o futuro da humanidade” frente aos acontecimentos ideológicos e desproporções nas relações humanas. A economia emdesaceleração e como ferramenta para desigualdade, a democracia falha, a corrupção política, o individualismo provocado pelas religiões, empresas exploradoras, a inversão dos benefícios da tecnologia para humanidade, enfraquecimento de ideologias levaram à estagnação e limitação da universidade, a esperança segundo Buarque, consiste “Lutar pela defesa da universidade significa lutar pelatransformação da universidade”.
O séc. XX foi marcado por realizações industriais, comerciais e estruturais no Brasil, porém a fundação da universidade “em especial a federal” foi de igual forma importante para a sociedade brasileira. O séc. XXI, segundo o autor parece devanear sobre a conscientização popular e seu despertar para a educação e o papel da universidade “que o povo vê como uma entidade deacadêmicos aristocráticos em meio ao mar do baixo nível educacional da população.”
A humanidade vive uma dicotomia entre: a continuação de uma “modernidade técnica”, construída ao longo de 200 anos, ou uma “modernidade ética alternativa, capaz de manter as similaridades da raça humana e de assegurar a todos o essencial do progresso científico e tecnológico.” A universidade, terá um papel nesta“encruzilhada” repensando seus entendimentos sobre o conhecimento, o ensino e a formação profissional.
No quarto capítulo sob o título “A Crise de Recursos e o Recurso da Crise” o autor afirma que o neoliberalismo ocorrido na segunda metade do séc. XX provocou uma sensível queda na aplicação dos recursos à universidade pública, levando (na década de 80) a um crescimento pouco significativo destasinstituições de ensino comparado ao universo das particulares. Os dados revelados por Buarque representam um aumento no número de matrículas e de professores nas demandas privadas cerca de três vezes maior que das públicas. Essa crítica revelada aponta um interesse econômico maior que a liberdade de espírito que se almeja pela instrução superior.
A universidade precisa conscientizar-se que enfrentauma crise, porém ela é capaz de entendê-la e superá-la. As mudanças nas instituições de ensino superior sugeridas por Buarque precisam perfazer cinco eixos, voltando a ser: “vanguarda crítica da produção de conhecimento, “capaz de assegurar o futuro de seus alunos”, “principal centro da distribuição do conhecimento”, uma instituição “ética para com o futuro de uma humanidade sem exclusão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade
  • Universidade
  • Universidade
  • UNIVERSIDADE
  • universidade
  • universidade
  • Universidade
  • Universidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!