A União Europeia

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC
Escola Estadual 7 de Novembro – Ensino de 2º Grau
Trabalho Avaliativo de Geografia – III Bimestre
Série: 3 / Ensino Médio Turma: A Turno: Vespertino



Núcleo e periferias da União Europeia


Alexandria, Setembro de 2013.



A União EuropeiaEntre 1980 e 2004, a adesão à União Europeia tornou-se muito popular aos olhos de uma grande parte da população dos países envolvidos. Os cidadãos portugueses, gregos e espanhóis, recentemente libertos de regimes ditatoriais, encaravam a integração europeia dos seus países como um garante de estabilidade democrática, mas também como uma oportunidade bem real de melhoria das suas condições de vida(as transferências de verbas dos países mais ricos da UE para os membros da região mediterrânica foram avultadas durante os primeiros anos). A adesão desses países à Zona Euro durante os anos 2000 também beneficiou da simpatia popular por ter sido acompanhada por um aumento do consumo, obviamente suportado pelo crédito. Quanto aos países do ex-bloco de Leste, sucedeu um fenômeno semelhante:empenhamento na estabilidade democrática, expectativa de transferência de verbas, possibilidade de circular dentro da União, que é como quem diz procurar trabalho mais remunerador a oeste e acesso ao crédito financeiro para consumo. No entanto, desde os anos 2000, as verbas transferidas dos países mais ricos para as economias dos novos membros foram reduzidas a uma ninharia e certos setores produtivos,designadamente no domínio agrícola, foram muito duramente afetados pela concorrência do agrobusiness da parte ocidental da Europa, muito mais industrializada e competitiva.
Os anos 2008-2010 constituem um ponto de viragem na percepção que os povos europeus têm da União Europeia. Aos olhos de largos setores da população esta visão ganha um caráter negativo. As medidas neoliberais impostaspela Comissão Europeia em nome da promoção da famosa «concorrência livre e não falseada», a partir de 2009-2010, combinam com a crise do euro e o forte impacto da crise econômica.

Um centro e uma periferia no seio da União Europeia

A relação hierárquica que existe ao nível mundial, com um Centro constituído pelos EUA, a União Europeia e o Japão (a Tríade) e uma Periferia formada pelospaíses ditos «em desenvolvimento» teve uma réplica no seio dos 27 países da União Europeia. O Centro é constituído pelos países mais poderosos, a começar pela Alemanha e a França, a que se deve acrescentar o Reino Unido, a Itália e o antigo Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo). A periferia submetida ao ditame deste Centro hegemônico é constituída principalmente pelos países do sul e leste daEuropa, além da Irlanda a oeste. Ao nível mais restrito dos países da euro-zona, o mesmo fenômeno deu origem, a partir do momento em que certos países deram a conhecer as suas dificuldades, ao acrônimo inglês PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), acerca do qual circularam os mais escandalosos jogos de palavras racistas.
A recusa da União Europeia a desenvolver verdadeiras políticascomuns para ajudar os novos membros a reduzirem as suas desvantagens econômicas em relação ao Centro contribuiu largamente para criar disparidades estruturais prejudiciais ao processo de integração europeia.
No decurso dos últimos 10 anos, a Alemanha (mas também os Países Baixos e a Áustria) lançou-se numa política neo-mercantilista: conseguiu aumentar as suas exportações, especialmentedentro da UE e da euro-zona, comprimindo os salários dos trabalhadores na Alemanha. Neste país, em Setembro de 2010, 7,3 milhões de assalariados tinham apenas um mini-emprego a tempo parcial, com 400 euros de remuneração por mês. Assim conseguiu ganhar competitividade em relação aos seus parceiros e em particular a países como a Grécia, Espanha, Portugal e até outros como a Romênia, Bulgária,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • UNIÃO EUROPEIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!