A tv, o vídeo e o celular em sala de aula: relato de uma experiência com o projeto “noite da poesia”

Páginas: 19 (4538 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
A TV, O VÍDEO E O CELULAR EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “NOITE DA POESIA”

Ivanete Nunes de OLIVEIRA/ PGPE/UFAL

RESUMO: Este artigo trata do uso das mídias televisão, vídeo e celular, enquanto meios de comunicação formadores de opinião e/ou influenciadores dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso de tais mídias nas práticasdocentes, tendo em vista sua abrangência, a riqueza de possibilidades educativas pela qual estão cercados e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Apresenta tais ferramentas sob uma perspectiva pedagógica, que supera as visões empobrecedoras e reducionistas deste tipo de ferramenta. Baseia-se principalmente nas obras de MORAN(2003),NAPOLITANO (1993) e COSCARELLI (2006) É relatada tambémno artigo a experiência e a dinâmica do projeto “Noite da Poesia”, realizado na Escola Estadual José Correia Fontan, na cidade de Paulo Jacinto – Alagoas, ao passo em que se propõe uma metodologia para inserção das mídias nas atividades docentes de modo a aproveitar a multiplicidade de facetas desses instrumentos, proporcionando aprendizagem e afloramento da criatividade do alunado.PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual; Mídia digital; Ensino-aprendizagem.
1. Introdução
É imprescindível que o professor reconheça o poder e o fascínio que os meios de comunicação exercem sobre as pessoas e, em especial, crianças e jovens, procurando adotar em sua prática docente o uso das tecnologias que há na escola com os alunos. Nesse percurso a maioria dos professores tem se deparado com questões tais quais asseguintes: Como utilizar o vídeo na minha aula?
Como planejar aulas que integrem mídias? Como levar a turma a fazer uma leitura consciente destas mensagens? Que atividades propor aos alunos antes e/ou depois de assistirem ao vídeo com o programa a ser cumprido? E o que dizer do celular? Como transformá-lo em ferramenta pedagógica, uma vez que os alunos não largam esses aparelhos durante a aula?São indagações que representam dúvidas de muitos professores que pretendem usar esses meios em constante aperfeiçoamento, sendo sintetizadas em nossa problemática de pesquisa nos seguintes termos: Como usar a TV, o vídeo e o celular em sala de aula de forma pedagógica e eficiente?
Nesse contexto, esse artigo objetiva refletir criticamente sobre a TV, o vídeo e o celular, enquanto formadores deopinião influenciadores dos alunos; visa também superar visões reducionistas e empobrecedoras a respeito dessas ferramentas, bem como propor uma metodologia para inserção da TV, vídeo e do celular na sala de aula em toda a sua riqueza pedagógica e multiplicidade de funções.
Ressalte-se que em relação aos celulares o desafio ganha novas cores, dadas as possibilidades que estes aparelhos suscitam e oestigma de inadequação ao ambiente escolar que ainda predomina. Logo, percebe-se necessária uma nova postura, que ultrapasse os limites das metodologias convencionais, baseadas apenas na transmissão de conhecimento.
Pois, através de uma prática bem planejada, as mídias oferecem maior flexibilização do tempo e do espaço de aprendizagem, permitindo aos estudantes a autoria, a interatividade e novasformas de perceber o mundo que o cerca. Exemplo dessa dinâmica foi concretizada na realização da sexta edição do “Projeto Noite da Poesia”, relatada no presente trabalho.
O projeto surgiu há seis anos, sem o uso de mídias tecnológicas, a partir da reunião de professores de língua portuguesa a fim de trabalhar as Escolas Literárias com os alunos do Ensino Médio. Com isso, o projeto inicialmentereviveu até sua quinta edição os antigos saraus literários da época do Brasil Império. Nada obstante, neste ano de 2010 o projeto ganhou “nova roupagem”, através do uso articulado das mídias TV, vídeo e celular.
2. Reflexão crítica sobre a tv, o vídeo e o celular
O referencial teórico deste trabalho aborda as ideias de estudiosos que muito tem se dedicado ao estudo , análises críticas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tv e video na sala de aula
  • Celular e sala de aula projeto
  • Como ver um vídeo em sala de aula
  • Portifolio- o vídeo na sala de aula
  • O uso da tv na sala de aula
  • Por Que Trabalhar A Poesia Em Sala De Aula
  • A poesia na sala de aula
  • o uso de vídeos em sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!