a tributação do simples nacional com enfasa na pequena empresa

Páginas: 36 (8922 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO


No início deste trabalho daremos uma prévia sobre a história da contabilidade, desde o seu surgimento no período pré-histórico, aonde o homem começava a descobrir as primeiras formas de escrituração contábil através de símbolos e desenhos que determinavam seu patrimônio.
O despertar da contabilidade como método de controle comercial através do “ Líber Abaci (Livro do Ábaco)“mais conhecido como manual do comércio, que evidenciava a primeira manifestação das partidas dobradas, que seria aprimorada um século depois por Luca Paccioli em sua obra, Tractus de Computis et Seripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) do ano de 1494 na Itália que por muitos anos dominou o cenário contábil mundial, e teve fim em seu reinado com o surgimento da escola de contabilidadenorte-americana que tomou a atenção do mundo contábil por causa de sua visão que evidenciava o desenvolvimento econômico da entidade, os mercados de capitais e a auditoria.
Baseando-se nestes fatos é que a ênfase principal da discussão que aqui se propõe é da tributação do Simples Nacional com ênfase na Micro e Pequena Empresa. Deixando de lado as limitações que essa denominação possa ter, o que sepretende é, fundamentalmente, avaliar a importância deste tributo e suas conseqüências nas micro e pequenas empresas.
Para melhor construção da pesquisa, utilizei basicamente de recursos bibliográficos já existentes na área contábil e administrativa, tais como: revistas, artigos eletrônicos, via Internet e obras literárias.
Enfatizaremos os conceitos e princípios de contabilidade, finalizando oprimeiro capitulo com as subdivisões da contabilidade aprofundando a parte tributaria.
No segundo capítulo será trabalhada a História geral da Lei 123/2006 e dada a grande relevância que a mesma atua em relação as micro e pequenas empresas, e um quadro comparativo que apresentara outras formas de tributação.
No capitulo posterior se apresento o Simples Nacional enfatizando suasabrangência e definições, as entidades que poderão optar por esta forma de tributação, as atividades pertinentes a ela e os órgãos de fiscalização da mesma, finalizando os dependentes da contabilidade e sua divisões em áreas especificas.

2 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE


A história da contabilidade é tão antiga quanto á história da humanidade, Segundo SCHMIDT (2000). O período da pré-história entre10000 e 5000 a.C..Foi marcado pelo aquecimento da temperatura da terra, dando fim ou período glacial. Graças a essa mudança de clima na terra, as áreas próximas a nascentes de rios começaram a ficar favoráveis para o cultivo agrícola e para a criação de animais, fazendo com que o homem pré-histórico começasse a descobrir outras formas de sobrevivência além da caça e da pesca.
O homem pré-históricoapós descobrir o que chamamos nos dias de hoje de ovinocultura, o cultivo de ovelhas, também conhecidas como pastoreio, necessitava de uma forma para o controle de seu rebanho, ele então desenvolveu o que a contabilidade chama de inventario. Utilizando pequenas pedras, ele separava uma pedra para cada cabeça de ovelhas, podendo ter um controle bem primitivo de seu patrimônio, com isso medir oaumento e a diminuição de seu rebanho durante um determinado período. Esse avanço foi considerado a mola propulsora para que a humanidade viesse mais adiante a descobrir os números.
Outra forma de inventário mais complexo que o homem pré-histórico desenvolveu segundo o autor IUDÍCIBUS (2009), ele utilizava símbolos pintados em peles de animais, paredes de cavernas e em árvore que identificavam commais precisão a proporção de seu patrimônio, podendo assim assimilar o crescimento de seu rebanho de um período para o outro, e identificar se teria havido acréscimos ou decréscimos.
(...) Todavia, a que fica bem claro e que mesmo sem moeda, escrita e números, a contabilidade, como inventário, já existia, ficando evidenciado que ela é tão antiga quanto a existência do homem em atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Como a adoção do simples nacional pode influenciar na tributação proposta para as Micro e Pequenas...
  • Simples nacional nas micro e pequenas empresas
  • O sistema de tributação do simples nacional
  • Regime de tributação simples nacional
  • Tributação nas micro e pequenas empresas
  • Uma análise da tributação mais vantajosa em uma micro empresa simples nacional & lucro presumido
  • MODELO TRIBUTAÇÃO REGIME SIMPLES NACIONAL
  • simples nacional de empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!