a tranformação socialista do homem

Páginas: 20 (4990 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
A Transformação Socialista do Homem


A psicologia científica estabeleceu – enquanto sua tese mais elementar – o fato de que o moderno tipo psicológico humano é um produto de duas linhas evolutivas. Por um lado, esse tipo moderno de ser humano desenvolveu-se em uma processual evolução biológica de longa duração, da qual surgiu a espécie Homo sapiens, com todas as suas característicasinerentes – do ponto de vista da estrutura corpórea, das funções de órgãos diversos e de certos tipos de reflexos e atividades instintivas – que foram hereditariamente fixadas e transmitidas adiante de geração em geração.
Mas, por outro lado, simultaneamente ao início da vida social e histórica humana – e das mudanças fundamentais das condições às quais ela teve que se adaptar –, mudou também o carátermesmo do subseqüente decurso da evolução humana, de forma bastante radical. Até onde é possível discernir, com base no material empírico [factual] disponível, obtido principalmente através da análise comparativa entre os tipos biológicos de populações primitivas nos estágios mais elementares de seu desenvolvimento cultural, junto a seus outros representantes, culturalmente mais avançados – e atéonde esse problema pode ser solucionado nos limites da teoria psicológica contemporânea –, há fortes razões para supor que o tipo biológico humano mudou, fundamentalmente, muito pouco durante o decurso do desenvolvimento do homem. Não se trata, evidentemente, de que a evolução biológica tenha já chegado ao seu fim, ou de que a espécie ‘homem’ seja fixa, inalterável, imutável; mas, preferentemente,que as leis elementares e os fatores essenciais que dirigem o processo mesmo de evolução biológica retrocederam agora ao segundo plano: ou decaíram por completo, ou se tornaram uma porção muito reduzida e/ou sub-dominante [N.doT.: “sobredeterminada”] em relação às mais novas e complexas leis sociais que regem o desenvolvimento humano.
De fato, a luta pela existência e a seleção natural – forçasmotrizes da evolução biológica, no interior do mundo animal – perderam a sua importância decisiva assim que passamos a considerar o reino do desenvolvimento histórico do homem [N.doT.: “mundo dos homens”]. As novas leis, que regulam o decurso da história humana – e que regem a totalidade do processo de desenvolvimento material e mental da sociedade humana –, agora tomaram de vez o seu lugar.
Talqual um indivíduo só existe como um ser social – como um membro de algum grupo social, em cujo contexto ele segue o percurso do desenvolvimento histórico –, a composição de sua personalidade e a estrutura de seu comportamento acaba por se constituir em uma variável [‘quantum’] dependente da evolução social, cujos principais aspectos são determinados pela última. Já nas sociedades primitivas – queestão apenas esboçando seus primeiros passos, no percurso de seu próprio desenvolvimento –, a completa constituição psíquica dos indivíduos pode ser vista como diretamente dependente do desenvolvimento social da técnica (do grau de desenvolvimento das forças produtivas) e da estrutura daquele grupo social ao qual o indivíduo pertence.2 As pesquisas no campo da psicologia étnica forneceramevidências incontestáveis de que ambos os fatores – cuja interdependência intrínseca foi estabelecida a partir da teoria do materialismo histórico – são os elementos decisivos de toda a estrutura psíquica [psicologia] do homem primitivo.
Em nenhum outro lugar, de acordo com Plekhanov,3 essa dependência da consciência em relação ao modo de vida manifesta-se de maneira mais óbvia e direta do que na vida dohomem primitivo. Isso se deve ao fato mesmo de que os elementos que realizam a mediação entre o progresso técnico e o psíquico são ainda muito escassos e rudimentares e, conseqüentemente, essa é a razão pela qual tal dependência pode ser observada de forma quase nua e crua. Mas uma relação muito mais intrincada entre esses dois fatores pode ser observada em uma sociedade de desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tranformação
  • Socialistas
  • Socialista
  • Socialistas
  • Socialista
  • Socialista
  • o mundo em tranformação
  • calor de tranformação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!