A trajetório do serviço social capituloii

3385 palavras 14 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

Adolescentes em conflito com a lei

Cidade
Eunápolis 2011

Adolescentes em conflito com a lei

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social, Politica e econômica do Brasil, Antropologia, Psicologia geral, Fundamentos histórico e metodológico do serviço social1.

Prof. Gleiton Luiz de Lima, Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 2

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

Introdução

A problemática dos atos infracionais praticados pelos adolescentes está presente no imaginário coletivo como problema de segurança e de justiça penal, quando a discussão acerca das especificidades evolutivas da adolescência e dos processos de exclusão social e educacional relacionados a este grupo etário ainda permanece restrita aos ambientes de instituições públicas e organizações sócio-culturais.

O fato é que as infrações em suas manifestações externas (homicídios, furtos, roubos, porte de armas, etc) tornam-se matéria de grande enfoque pela mídia, cujos discursos contribuem para aumentar ou reforçar sentimentos de medo e de insegurança inspirados por adolescentes em conflito com a lei penal, orientando uma demanda por maior repressão e controle social visando uma construção positiva da identidade e uma participação ativa e responsável na vida social. Neste sentido, buscou-se instituir mecanismos jurídicos específicos de proteção dos direitos e de responsabilização de adolescentes como medida de enfretamento e administração de problemas relacionados à infância e à juventude.

Esta cartilha quer contribuir para recolocar o problema da infração, disponibilizando aos operadores dados que possam ser utilizados para

Relacionados