A trajetória do serviço social no brasil

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS.
O serviço social se desenvolve historicamente sua trajetória como profissão, no sentido de reconstruir os compromissos e tendências com as classes sociais. Explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente.
Nos marcos do autoritarismo o serviço social é imposto à sociedade brasileira a partir de1964, torna-se fundamental recuar na história do serviço social para buscar os nexos que podem explicar o sentido das ações profissionais que marcam a profissão na sua etapa contemporânea. Interessa-nos analisar aparte do momento em que começam a surgir, dentro do meio profissional, posturas que podem ser identificadas como posições “divergentes” daquelas que expressam o pensamento “oficial” doserviço social, enquanto profissão criada para cumprir determinadas tarefas na sociedade capitalista carrega no seu interior contradições e antagonismos que se explicitam na análise de sua trajetória histórica de prática com as classes sociais.
Tendo suas raízes nas formas de assistência social que se desenvolvem com a mobilização do movimento leigo pela Igreja católica a partir da segunda metade dadécada de 20 o reconhecimento do serviço social enquanto profissão institucionalizada só acontecerá quando a Igreja católica, enquanto instituição social organiza-se para assumir um papel ativo na chamada “questão social”. Durante toda a República Velha, tendo relegado a um plano secundário os problemas relacionados com a formação e desenvolvimento da classe operária, é a partir da segunda metade dadécada de 30 que efetivamente a Igreja resolve intervir politicamente nesse processo.
O reconhecimento da classe operária a nível do Estado só vai ocorrer no momento em que os seus protestos e reivindicações atestam ser insustentáveis os níveis de exploração a que é submetida; o crescimento numérico do operariado, associado ao crescimento da solidariedade de classe, embora lento, pode vir asignificar algum tipo de ameaça à dominação burguesa.
Com o conjunto de leis sociais que será implementado pelo Estado corporativista, principalmente a partir do Estado Novo, significa o reconhecimento pelo Estado da presença política da classe operária e da necessidade de que seus interesses sejam minimamente considerados. A “questão social” passa a ser o centro das contradições sociais.
Simultâneae contraditoriamente, esse mesmo processo de regulamentação do mercado de trabalho e do controle externo da força de trabalho proletária irá possibilitar o aprofundamento dos mecanismos de subordinação e enquadramento que impedem o desenvolvimento autônomo desta classe. É no bojo desse processo que se pode situar o nascimento do serviço social. Quando a Igreja católica reaglutina em torno de sias forças sociais de base cristã que vão compor o chamado movimento católico leigo, o serviço social passará a representar um dos elementos a ser utilizado na implementação do projeto político-corporativo da Igreja.
Assim, o serviço social vai surgir, na década de 30, a partir da iniciativa de grupos sociais majoritariamente femininos vinculados à Igreja católica, cuja origem social pode serlocalizada na burguesia e aristocracia agrárias da época, e que constituirão exatamente a base social do movimento leigo.
A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
Nasce em São Paulo em 1936, num contexto político conturbado, às vésperas da ditadura que implanta o Estado Novo, quando o processo de repressão ao movimento popular, particularmente o operário, alcança níveisinsustentáveis.
São estes grupos ligados à hierarquia da igreja organizada no apostolado social do movimento leigo que fundarão, no Rio de Janeiro e em São Paulo, centros e institutos de ação social e ação católica que darão origem às escolas de serviço social. Surgirá como um departamento especializado de ação social, que deve funcionar como alternativa à caridade e à repressão – formas típicas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • A trajetória do Serviço Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!