A trajetória do serviço social frente à política de assistência social: mudanças e desafios

Páginas: 71 (17539 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2012
INTRODUÇÃO

As políticas sociais no Brasil tiveram o seu início, a partir das mudanças ocorridas na economia do país, as quais ocasionaram desemprego em massa, levando o Estado a utilizar de estratégias com ações para conter a classe trabalhadora, sendo o Serviço Social requisitado para atuar junto às políticas voltadas para o atendimento desta classe. As primeiras escolas de ServiçoSocial ficaram sob a responsabilidade da Igreja e, desse modo, essa profissão tinha um cunho vocacional, além de possuir forte influência americana por causa do contexto econômico capitalista que se expandia na época pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos.
No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, os direitos sociais foram garantidos a todos os cidadãos, sendoassim, as políticas sociais passaram a ser consideradas públicas e de responsabilidade do Estado.
A partir da época desenvolvimentista, o Serviço Social começou a se preocupar com uma metodologia própria, com objetivos e conteúdos necessários para a formação profissional, resultando numa crise ideológica em muitas escolas de Serviço Social. Concebendo-se ainda que, ao longo da jornada daprofissão, houve momentos de reconceituação, de busca de ruptura e de estabelecimento de compromisso com a classe trabalhadora, aliados à negação de uma prática assistencialista.
A atual pesquisa busca analisar o desenvolvimento dessa trajetória para compreender as mudanças ocorridas na profissão e os desafios encarados pelos profissionais de Serviço Social no enfrentamento a políticas sociaiscom características assistencialistas, desenvolvidas pelo Estado até a atualidade.
Analisando o contexto histórico em que se institucionalizou o Serviço Social como profissão no Brasil, resultado do movimento social desenvolvido pela Igreja com o intuito de recristianizar a sociedade, alia-se a sua cooptação pelo Estado, que buscava conter as massas trabalhadoras exploradas pelo capital,através de políticas sociais populistas que aturaram nos moldes americanos, influenciando o mundo inteiro por os Estados Unidos terem se tornado uma potência mundial no pós-guerra.
Ao identificar as especificidades das condições sob as quais se processaram a estruturação e o desenvolvimento das políticas sociais no Brasil, a pesquisa em curso tem como objetivo geral analisar as mudançasocorridas no Serviço Social, em relação à Política de Assistência Social frente à sua proposta profissional e, como objetivos específicos, refletir sobre a trajetória da assistência social, da perspectiva assistencialista à perspectiva de direito; identificar os desafios postos ao Serviço Social no âmbito da Política de Assistência Social, no que se refere a sua atuação junto aos Conselhos Municipais.Pretende-se, ainda, desenvolver esta análise a partir das inquietações da categoria quanto ao teor técnico, teórico-metodológico e prático da profissão, desde o princípio de sua instituição em território brasileiro até os dias atuais.
Na construção do projeto de pesquisa, houve como pergunta de partida: a Política de Assistência Social tem se configurado como desafio profissionalpara a atuação profissional do Serviço Social? Visto que Mynayo (2009) considera que toda investigação tem seu início a partir de uma questão, por um problema, por uma pergunta, por uma dúvida. Para responder esta questão foi realizado um estudo exploratório de natureza descritiva, sendo que, foram realizadas pesquisas em fontes bibliográficas (livros de leitura corrente, obras literárias,publicações periódicas, dentre outros). A pesquisa bibliográfica revela-se como:


[...] Aquela que serve tanto ao acadêmico na sua graduação, quanto aos pesquisadores na elucidação dos trabalhos inéditos que pretendem rever, analisar, interpretar, e criticar considerações teóricas ou paradigmas, ou ainda criar novos teoremas, com o objetivo de tentar compreender os fenômenos das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória da politica de assistência social
  • Desafio do professor frente as mudanças sociais
  • O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AOS DESAFIOS DA SOROPOSITIVIDADE
  • Políticas sociais e sua avaliação: a questão social frente às mudanças políticas sociais.
  • Trajetória da politica social e do serviço social na década de 1980
  • Pré projeto: o serviço social e a politica de assistencia social
  • Serviço social é profissão, assistencia social é politica publica
  • SERVIÇO SOCIAL É PROFISSÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL É POLITICA PÙBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!