A trajetória de collor até o impeachmant

Páginas: 4 (811 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
A TRAJETÓRIA DE COLLOR ATÉ O IMPEACHMANT

Vinte anos atrás, em 1992, Fernando Collor de Mello, renunciou ao cargo de Presidente do Brasil, minutos antes que fosse aprovado seu impeachmant nosenado federal. A estratégia desesperada tentava livrá-lo do inconveniente de perder seus direitos políticos por oito anos, o que o impediria de um breve retorno. Afinal, sua caminhada até a presidência darepública havia sido cuidadosamente construída desde que foi nomeado prefeito de Maceió, em 1979, pela ARENA, o partido que na época representava o governo.
Fernando Collor vinha de uma famíliaabastada de Alagoas que, além de dona de uma emissora de TV, já tinha longa tradição na política brasileira. O nome da família e sua permanência na prefeitura de Maceió alavancaram sua candidatura adeputado federal em 1982, já pelo PDS. Naquele momento, o foco de toda luta política era pelas eleições diretas para presidente, pois o país vivia um regime militar, que já durava cerca de 20 anos,implantado pelo golpe que destituiu o então presidente Janio Quadros, democraticamente eleito pelo povo. Durante esse tempo, apesar de muita repressão, os movimentos populares vinham amadurecendo e seorganizando no sentido de fazer sua voz ser ouvida, através de sindicatos, associações de moradores e outros movimentos organizados.
Collor foi um fenômeno de marketing construído através de pesquisaspara conhecer os anseios e necessidades populares. Num momento em que o povo se indignava diante da corrupção e sofria os efeitos de uma inflação que jogava dia a dia os salários para baixo, FernandoCollor conseguiu capitalizar o descontentamento, personificando aquilo que o povo odiava: o “marajá”, representando todos aqueles que ganhavam muito dinheiro de maneira ilícita e seria o responsávelpor todas as dificuldades que a nação passava. Essa polarização entre o “marajá” e o “caçador de marajás” teve papel fundamental na construção do personagem “Collor”. Ele seria o “salvador da pátria”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil contemporâneo, de Collor até Dilma
  • A trajetória de lula até chegar a presidência da republica
  • A trajetória histórica da política de saúde no brasil até a promulgação da constituição de 1988
  • Relatório: trajetória do serviço social e perspectivas de desenvolvimento até a década de 1970
  • Fora collor
  • Collor
  • Collor
  • collor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!