A tragetoria do serviço social

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3, 2 DESENVOLVIMENTO 4, 3 CONCLUSÃO 7, REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O serviço social tem seu surgimento como profissão diante do processo de reprodução das relações sociais, deixando a entender sua função como uma espécie de atividade auxiliar e subsidiária no exercício de controle social e difusão da ideologia de classe dominante entre a classe trabalhadora.
Quando oServiço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, o Pais vivia um processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social e cultural,
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque o trabalho e o capital, a resposta dada a esse conflito, entre esse dois pólos vai depender da maior ou menorimportância que se atribui a um ou outro desses elementos, para entendermos melhor essa problemática, podemos considerar de inicio o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo, focalizando assim o cerne da questão social a exploração do trabalho pelo capital.
O serviço social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e doagravamento da questão social. Para esclarecer melhor as circunstancias históricas da profissão no Brasil, estudou –se o contexto da época em que foi criada na década de 30 do século passado, considerando como eixo principal da analise a questão social em seus aspectos econômicos políticos e sociais, diante desse contexto foi promulgada uma serie de medidas políticas sociais, como uma maneira deenfrentamento das múltiplas refrações da questão social, e ao mesmo tempo que o estado conseguia a adesão dos trabalhadores, da classe média e dos grupos dominantes, donos do capital.
Vale lembrar que a pratica do assistente social nessa época ainda era baseada no assistencialismo, na caridade.
2 DESENVOLVIMENTO
A profissão do serviço social não se permitiu ficar atrelada apenas na busca de umamelhoria de vida dos trabalhadores explorados pelo capital, procurou abrir outros caminhos, os profissionais buscando propor alternativas de ações e não mais um executor de das políticas já existentes, passou a buscar incentivos com grupos estudantis.
A década de 1980 foi considerada um grande marco para a profissão, pois foram os profissionais foram norteados por um novo rumo técnicoacadêmicos e políticos para o serviço social, pois foi a partir desse período que se pode elaborar um projeto profissional que hoje aglutina grande numero de assistentes sociais no pais e que foi discutido e construídos nas ultimas décadas. Sendo que dessa evolução podemos citar o código de ética da profissão em 1993, e a lei de regulamentação da profissão de serviço social. Esse projeto foi elaborado nocontexto dos movimentos sociais pela democratização da sociedade brasileira antes e durante a o processo de elaboração e aprovação da constituição de 1988.
Por um lado a formação profissional e o trabalho de serviço social se solidificaram, por outro, a analise atual sobre a profissão resultante desse trajeto resultou em num debate sobre continuidade e ruptura, a continuidade no sentido demanter as conquistas obtidas e reservando-as e a ruptura, levando em conta as alterações históricas significativas hoje detectadas que se apresenta como uma necessidade de superação do fazer profissional.
O salto qualitativo de análise do serviço social perpassa por vários caminhos, primeiro pela identificação do distanciamento entre a dimensão da teoria e metodologia e a pratica cotidiana, o quesignifica a identificação do distanciamento entre a teoria e a prática, sendo assim buscam a construção de estratégias teórico operativas para o exercício profissional, no que se refere a mediação entre as bases teóricas e acumuladas e a operacionalidade da profissão.
Um outro passo importante é o aprimoramento do caráter político da profissão, pela busca do reconhecimento da dimensão política da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FHTM
  • Tragetoria do serviço social
  • A tragetoria do serviço social no brasil
  • Tragetória do serviço social no brasil
  • A TRAGETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
  • A tragetória do serviço social no brasil
  • Tragetoria do serviço social
  • TRAGETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA DO SERVIÇO SOCIAL ENTRE OS ANOS DE 1960 A 1980.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!