A Toxicodepend Ncia

414 palavras 2 páginas
A toxicodependência
A toxicodependência define-se como uma dependência a um "tóxico" ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas no consumidor.
Causas da toxicodependência
As drogas não são todas iguais quanto ao seu perigo natural, sendo algumas drogas mais tóxicas.
Os factores que levam ao perigo do consumo de drogas são: a droga, o consumidor e o ambiente social que o rodeia. Por vezes a sua família está desorganizada e os "amigos" vivem também no mundo da droga.
Causas:
A família: Os pais são os primeiros modelos dos filhos. Se os pais são consumidores de drogas os filhos tendem a seguir o exemplo dos pais.
A escola: Os professores funcionam sempre como pais substitutos. O professor é um modelo pelo que não deverá ter comportamentos consumistas (ex.: fumar na escola)
O grupo de amigos: O adolescente que não tenha família ou escola onde se corrija, procurará ansiosamente a aprovação do grupo de amigos que só o aceita se consumir.
As atividades sociais: A falta de centros recreativos de desporto ou culturais faz com que para muitos jovens a droga seja a única diversão.
O nível socioeconómico: A falta de perspetivas de futuro para os jovens que vivem em bairros da lata é um poderoso incentivo à evasão através da droga.
A comunicação social e a publicidade: O fascínio cultural, representado na comunicação social, pela droga, atrai jovens com interesse em experimentar o risco por novas experiências.
Tratamentos
É preciso entender que o fator mais importante que condiciona o sucesso do tratamento é a própria motivação do toxicodependente para resolver o seu problema. Se este toxicodependente não desejar resolver o seu problema e deslocar-se a um CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes), existem poucas possibilidades de sucesso.
Os tratamentos nos CAT’s baseiam-se em três processos:
Desintoxicação
Reabilitação psicológica
Reinserção social
Apoio que a família pode dar a um toxicodependente:
Positivos- Dar-lhe afeto e compreensão; Vigiar

Relacionados