A Torre de Pisa

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
A Torre de Pisa

A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade italiana de Pisa. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para osudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.

Do solo aotopo, a torre mede 56,70 metros, sendo que o lado mais baixo mede 55,86metros. Possui em torno de 294 degraus. Entre 1990 e 2001 a torre passou por um trabalho de restauração fazendo com que ainclinação de 5,5 graus fosse reduzida para 3,9 graus.

A torre é composta de mármore branco e sua construção foi realizada em três fases ao longo de 177 anos. Sua fase inicial deu-se entre 1173 - 1178, sendoque sua construção foi paralisada por quase um século, pois os pisanos estavam em constante batalha com Genova, Lucca e Florença. Sua retomada foi em 1272 onde o arquiteto responsável tentou semsucesso compensar a inclinação da torre. Em 1284 a construção foi novamente interrompida devido à derrota dos pisanos pelos genoveses na Batalha de Meloria. Por fim, o sétimo andar foi concluído em 1319 ea sino-câmara foi adicionada apenas em 1372. A torre possui sete sinos, um para cada nota musical. O maior deles foi instalado em 1655.
Curiosidades sobre a torre

Galileu Galilei, segundo umatradição, deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar que a sua velocidade da descida era independente da sua massa. Este é considerado um conto apócrifo, a suaúnica fonte sendo, porém, o secretário de Galileu.
Em 27 de fevereiro de 1964, o governo da Itália solicitou ajuda para impedir a queda da torre. Foi, no entanto, considerado importante manter ainclinação, devido ao papel vital que este elemento desempenhou na promoção do turismo de Pisa. Uma força tarefa multinacional, composta por engenheiros, matemáticos e historiadores, reuniu-se nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • torre de pisa
  • torre de pisa
  • TORRE DE PISA
  • Torre de pisa
  • torre de pisa
  • Torre de pisa
  • Torre de pisa
  • A Torre De Pisa Uma Constru O Da

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!