A topografia canalicular dos dentes deciduos como contra – indicação do tratamento de canais

1326 palavras 6 páginas
A TOPOGRAFIA CANALICULAR DOS DENTES DECIDUOS COMO CONTRA – INDICAÇÃO DO TRATAMENTO DE CANAIS

Introdução

A incidência de carie na dentição decidual é altamente significante e cerca de 75% dos dentes com carie profunda apresentam comprometimento pulpar (MC Donald Avery, 1991).
Diversos autores consultados não são de acordo em suas considerações sobre o tratamento de canais em dentes decíduos.

Senão vejamos:

BRAWER – Coloca entre os dentes primários “não aconselháveis pra o tratamento” aqueles com abcessos periapical, ou que apresentem pus na câmara pulpar.
Por outro lado os abcessos não constituem contra-indicação do tratamento de canais – para COHEN, GERLACH e FINN – selecionar para tratamento os casos em que a rarificação periapical não alcançou a bifurcação radicular ou a altura do germe do dente permanente substituto.
Os autores consultados abordam a morfologia da câmara pulpar e dos canais radiculares bem como a topografia destes últimos, ou então nada falam de topografia de canais como é o caso de BRAWER e COHEN. Apenas EASLICK, citado por HARRIS, faz referencia ao fator morfológico em relação do tratamento de canais, dizendo que tratamento radicular cientifico “não é praticável nos dentes de leite, pois sua morfologia é impraticável e inadequada ao tratamento.”
Com referencia a morfologia interna dos dentes primários humanos sabe-se que as variações canalicuraes que dificultam, em muitos casos impedem o tratamento endodôntico.
Então sendo assim após estudos realizados obtive esses resultados:
Incisivo – Canal sempre único e uniforme; ligeira constrição entre a câmara pulpar e o canal radicular, principalmente quando o dente é visto no sentido mesiodistal.
Caninos – canal sempre único, apresentando delta apical;
Molares superiores - Três canais independentes;
Molares inferiores – Três canais
Segundo molares Quatro canais
(dois canais na raiz mesial, dois canais na raiz distal).

Relacionados