A Tomada de Decisões no Processo Administrativo

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
A Tomada de Decisões no Processo
Administrativo



















Aluno: Natália Fernanda Denófrio
RA: 5101094
Período: 1º semestre


Tomada de decisões no processo administrativo

A atividade administrativa é uma atividade grupal. Situações simples em que um homem planeja são processos decisórios, pois consistem no isolamento e execução de seu próprio trabalho,algo familiar. Tão pronta, porém, essa tarefa se expande até o ponto em que se faz necessário o esforço de numerosas pessoas para levá-la a cabo. A simpliicidade desaparece, tornando-se necessário desenvolver processos especiais para a aplicação do esforço organizado em proveito da tarefa do grupo. As técnicas que facilitam esta aplicação do esforço organizado constituem os processosadministrativos.

Devem-se notar, nos processos administrativos, certos elementos nas decisões dos membros da organização, no estabelecimento de métodos de rotina para selecionar e determinar esses elementos, e na sua comunicação com os que por ele são afetados. Se a tarefa do grupo consiste em construir um barco, começa-se pela preparação do desenho do mesmo, o qual, uma vez aprovado pela organização, passa alimitar e guiar as atividades das pessoas que efetivamente constroem o barco.
A organização retira de seus membros, por conseguinte, a faculdade de decidir independentemente e a substitui por um processo decisório próprio. As decisões que a organização toma pelo indivíduo consistem, ordinariamente...
na especificação de suas funções, fixando o âmbito e a natureza de seus deveres;
nadistribuição da autoridade, isto é, na determinação de quem terá poder para tomar novas decisões que afetam o indivíduo;
no estabelecimento de tantos limites à sua faculdade de agir quanto sejam necessários para coordenar as atividades de numerosos indivíduos na organização.
A organização administrativa caracteriza-se pela especialização, isto é, pela delegação de determinadas tarefas adeterminadas partes da organização. Conforme já foi mencionado em outra ocasião, esta especialização pode tomar a forma de uma divisão vertical de trabalho, a partir da qual se pode obter uma pirâmide ou hierarquia de autoridade, com maior ou menor formalismo, assim como uma especialização das funções decisórias entre membros dessa hierarquia.

A maior parte dos estudos de organização destacam aespecialização horizontal – a divisão do trabalho – como a característica básica da atividade organizada. Luther Gulick, por exemplo, diz no seu ensaio Notes on the theory of organization, que: A divisão do trabalho constitui o fundamento da organização; na realidade, é a razão de sua existência1. Neste livro, nos ocuparemos, primeiramente, com a especialização vertical, isto é, com a divisão das funçõesentre o pessoal de linha e o pessoal de supervisão. Trataremos, em seguida, das razões por que os empregados de linha são despojados de parte de sua autonomia decisória e sujeitos à autoridade e influência dos supervisores.

Existem, ao que tudo indica, pelo menos três justificativas para a especialização vertical nas organizações. Primeiro, a existência de especialização horizontal tornaa especialização vertical absolutamente necessária à obtenção da coordenação entre o pessoal operativo. Segundo, do mesmo modo que a especialização horizontal permite que esse pessoal desenvolva maior habilidade e destreza no desempenho de suas tarefas, a especialização vertical permite, por seu turno, maior destreza na tomada de decisões. Terceiro, a especialização vertical permite que seresponsabilize o pessoal de linha pelas suas decisões – perante o conselho diretor, no caso de empresas comerciais, e perante o poder legislativo, no caso da administração pública.

Coordenação
O comportamento do grupo requer não apenas a adoção de decisões corretas, mas também a aceitação da mesma decisão por todos os membros do grupo. Suponhamos que dez pessoas decidam cooperar na construção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de tomadas de decisões
  • Processo Tomada de Decisões
  • Efeito educação financeira no processo de tomada de decisões em investimentos
  • A influência de hábitos e atitudes no processo de tomada de decisões
  • ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.
  • A importância da contabilidade no processo de tomada de decisões nas empresas
  • Tomada de decisões
  • Tomada de decisoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!