A teoria e a avaliação construtivista no contexto da educação infantil

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES – CEH
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOCENTE: CASSANDRA PONTES

DISCENTE:
DANYARA DE JESUS DE SOUZA

A TEORIA E A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2010
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de defender uma EducaçãoInfantil com base nas teorias construtivistas, foram feitas algumas pesquisas e análises sobre o tema no intuito de sustentar essa defesa.
Por acreditar, na concepção desta teoria e na importância da Educação Infantil, que abre as portas do saber às nossas crianças, priorizando o indivíduo no centro do processo ensino-aprendizagem e na troca entre os sujeitos (professores e alunos), que avaliame são avaliados, fiz uma análise crítica e reflexiva, sobre a postura da escola e dos educadores envolvidos nas questões práticas da avaliação no cotidiano escolar voltados à faixa etária de zero a seis anos de idade.
Sendo assim, esse trabalho propicia a reflexão e a criticidade, na análise investigativa de todos os interessados na avaliação construtivista na Educação Infantil. Contudo, nãoquero parecer sonhadora. Deixando claro, que a Educação Infantil ainda hoje se apresenta como um desafio, devido a graves problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos, com uma educação pública de modo geral de baixa qualidade, com um quadro de educadores pouco qualificados e mal remunerados, estruturas físicas impróprias, mães e pais pouco participativos nas escolas.

2 UMABREVE APRESENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O CONSTRUTIVISMO
A Teoria Construtivista consolidou-se através dos estudos de Jean Piaget sobre questões cognitivas e das relações pautadas na troca de experiências e no interagir com o meio. Outros teóricos, como, Vygotsky, Freinet, Wallon forneceram a sustentação científica necessária à sua viabilização.
O Construtivismo defende a construção progressiva deestruturas cognitivas que acontece no interior de cada indivíduo, sendo este conhecimento fruto da interação entre o sujeito e o meio, resultado da ação que o sujeito realiza sobre o objeto que deseja conhecer. Sendo assim, idealiza-se a escola como espaço prazeroso, aberto às descobertas, interessante aos olhos da criança, com material didático apropriado à criança pequena, onde ação do professoracontece de forma investigativa e dialógica.
“Na teoria de Piaget, a autonomia do sujeito é afirmada em alto e bom tom! É certamente por esse motivo, alias, que vários apaixonados pelo humanismo, ou seja, aqueles para os quais o ser humano goza de grande estima, sentem-se atraídos pela teoria construtivista. Diga-se de passagem que cada um de nós cientistas humanos, via de regra, escolhemosseguir uma teoria tanto pela ética que ela traduz quanto pelos dados empíricos e coerência conceitual que contém" (Yves,1992, p.112).

“Ser construtivista é produzir conhecimento em um contexto em que o diálogo, a confrontação de pontos de vista, o entrechoque de idéias estão sempre presentes” (PIAGET apud MACEDO, p. 6). A proposta do construtivismo, portanto, tem como objetivo a autonomia dosujeito, quer seja da criança, quer seja do adulto. Em outras palavras, é a ação do processo educacional que contribui para a transformação do homem heterônomo.

3 A TEORIA CONSTRUTIVISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A partir do debate sobre a educação infantil com crianças de 0 a 6 anos nasceu a necessidade de formular políticas de formação de profissionais e de estabelecer alternativascurriculares para esse segmento. Contudo, a Educação Infantil encontra-se pouco respaldada legalmente, fazendo parte da primeira etapa da educação básica, vê-se agrupada, quando deveria ser independente e diferenciada, pois, representa a primeira fase da vida do indivíduo e é um espaço importante fora do âmbito familiar. Os direitos e deveres de nossas crianças, ainda não saíram do papel, que pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC A Teoria Construtivista na prática da Educação Infantil
  • A educação física infantil em uma perspectiva construtivista
  • Afetividade no contexto da educação infantil
  • o autismo no contexto da educacao infantil
  • A ludicidade no contexto da educação infantil
  • O CONTEXTO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Avaliação desccritiva educação infantil
  • Avaliação na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!