A Teoria Social De C3a9mile Durkheim

957 palavras 4 páginas
A Teoria Social de Émile Durkheim
Émile Durkheim, nascido em 15 de abril de 1858, em Épinal e falecido em 15 de novembro de 1917 em Paris, integra um grupo de cientistas sociais, considerados os fundadores da sociologia.
Durkheim se formou em Filosofia, porém se dedicou totalmente a Sociologia.
Seu principal trabalho é o reconhecimento de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um an imal selvagem que só se tornou humano, porque foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Essa consciência não tem como base um órgão único, seria difusa, ocupando toda a extensão da sociedade. Ela seria independente das condições particulares em que se situam os indivíduos, seria a mesma no Norte e no Sul, nas grandes e nas pequenas cidades, nas diferentes profissões. Portanto, não se confunde com as consciências individuais, embora se realize apenas nos indivíduos .
Durkheim chamou o processo de aprendizagem de ͞socialização͟, a consciência coletiva seria formada durante a socialização e seria composta pelos que ele chamou de ͞Fatos Sociais͟. y Fatos Sociais: Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento da pessoa inserida na sociedade.
Durkheim ao longo de sua carreira concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que nos faz entender que se algo não vai bem na sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo disso ele desenvolveu dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia.
I.

Instituição Social: É o conjunto de regras e procedimentos, reconhecidos e aceitos pela sociedade, que servem para manter a organização da mesma, e suprir a necessidade dos indivíduos

que participam da mesma. As instituições são conservadoras, quer seja, família, escola,

Relacionados